Usiminas

Fundação São Francisco Xavier dá início aos trabalhos de reabertura do Hospital de Cubatão

11-10-2017

Compromisso com a qualidade e foco em atendimento moderno e humanizado

 

A Fundação São Francisco Xavier, braço social da Usiminas nas áreas de saúde e educação, e a Prefeitura de Cubatão oficializaram, com assinatura do contrato de concessão ocorrida nesta quarta-feira (11), a reabertura do Hospital Dr. Luiz de Camargo da Fonseca.

Vencedora da licitação para gerenciar o complexo hospitalar nos próximos 5 anos, a Fundação São Francisco Xavier investirá R$9,3 milhões para transformar o Hospital de Cubatão num centro de excelência de atendimento a saúde.

Após a aprovação do projeto de lei de cessão de uso dos imóveis pela Câmara Municipal, a FSFX deu início imediato ao trabalho de adequação sanitária da unidade hospitalar e adaptação do anexo do prédio (antigo Teatro Municipal), além da compra e manutenção de equipamentos e mobiliários para que a reabertura do hospital, fechado desde fevereiro deste ano, ocorra até 4 de dezembro, com funcionamento de todos os serviços. Quando estiver funcionando com todos os serviços, a unidade vai gerar cerca de 500 novos empregos – sem contar o corpo clínico -, cuja seleção será, prioritariamente, pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Novos serviços para a população

O Hospital de Cubatão funcionará como um hospital geral e maternidade, voltado para atendimentos de média complexidade. A Fundação dará início ao funcionamento com 75 leitos, com previsão de mais 50 leitos de convênio, atendimento de 25 especialidades e serviços de Traumatologia, Maternidade, Centro Cirúrgico e de Terapia Intensiva. A inclusão do prédio do teatro ao complexo hospitalar possibilitará espaço físico, que aliado ao investimento financeiro e experiência da Fundação São Francisco Xavier, tornará possível a implantação de serviços de alta complexidade, tais como tratamento em câmara hiperbárica, hemodiálise e quimioterapia para pacientes de oncologia.

A Fundação tem como diferencial a experiência em gestão hospitalar, por meio das unidades próprias em Ipatinga e Itabira (ambas em Minas Gerais). Administra há mais de 50 anos o Hospital Márcio Cunha, que atualmente conta com 543 leitos em duas unidades, além de uma terceira exclusiva para o tratamento de pacientes com câncer, sendo referência para cerca de 800 mil habitantes em mais de 35 municípios do Leste de Minas Gerais. Em 2016, a Fundação assumiu a gestão do Hospital Municipal Carlos Chagas, em Itabira. Possui também mais 4 unidades de negócio: o Colégio São Francisco Xavier, a operadora de planos de saúde Usisaúde, o Centro de Odontologia Integrada e o Serviço de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente – Vita.

Instituída pela Usiminas em 1969, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) carrega, desde sua origem, o embrião da transformação social, da gestão com responsabilidade e da cidadania. Constituída como Entidade Filantrópica de Direito Privado, a FSFX é reconhecida pelo Ministério da Previdência e Assistência Social como uma Entidade Beneficente de Assistência Social. O reconhecimento é resultado de uma atuação comprometida há décadas com o desenvolvimento humano e a sustentabilidade nas práticas de gestão, multiplicando oportunidades de negócio com efetividade nos resultados.

“Um novo tempo começa para o Hospital de Cubatão e usuários da região. Em correspondência à confiança dada pela sociedade à FSFX, não podemos aceitar nada que não seja oferecer o melhor que pudermos em gestão eficiente e know-how em saúde pública. Um hospital que já era referência une-se a uma marca referência nacionalmente, expandindo suas fronteiras. Cumpriremos nossa responsabilidade com a comunidade, adaptando a estrutura, modernizando os serviços, oferecendo equipamentos ideais e profissionais focados na excelência e humanização do atendimento. Temos uma visão de futuro e pretendemos ser um marco na história do Hospital, oferecendo ainda mais qualidade e um atendimento que priorize sempre o melhor para o paciente“ conclui o diretor executivo da Fundação São Francisco Xavier, Luís Márcio Araújo Ramos.

Hospital de Cubatão sob a gestão da Fundação São Francisco Xavier (FSFX)

– Investimento previsto para a reabertura: R$ 9,3 milhões

– Data prevista para reabertura: dezembro de 2017

– Número inicial de leitos: 75 + 50 para convênio

– Novos empregos: 500  + corpo clínico

– Número de especialidades disponíveis: 25 + serviços de Traumatologia, Maternidade, Centro Cirúrgico e Terapia Intensiva

– Unidades já administradas pela FSFX: Hospital Márcio Cunha (Ipatinga) e Hospital Municipal Carlos Chagas (Itabira)

– Outras unidades de negócios: Colégio São Francisco Xavier, Usisaúde (operadora de plano de saúde), Centro de Odontologia Integrada e Serviço de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente (Vita).


Categorizados em: Notícias, Releases