Usiminas

Novos estagiários chegam à Usiminas

09-03-2017

Portal_Usiminas_recebe_novos_estagiarios_credito_Silvia_domingues

Colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula e dar os primeiros passos na carreira profissional são alguns dos principais objetivos destacados pelos novos estagiários das empresas Usiminas. Após um período de integração, o grupo, formado por 170 estudantes de cursos superiores e técnicos, já integra as equipes em todas as unidades da companhia.

“O programa de estágio é muito importante para a Usiminas e também para os estagiários, pois permite à empresa identificar talentos que poderão ser incorporados à equipe. E para eles é a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente em uma grande empresa, promovendo e aprimorando o aprendizado acadêmico”, afirma Tamara Vieira, gerente corporativo de Treinamento e Seleção.

Márcio Silva da Costa Abrantes, estagiário da Manutenção da Laminação a Quente da Usina de Cubatão está no 7º período de engenharia elétrica. “Estou aliando teoria e prática, os cálculos que aprendo em aula, estou aplicando aqui. Ao final do estágio, espero conhecer muito bem sobre máquinas e equipamentos, aprender ao máximo. Estou impressionado com o LTQ2, a tecnologia é incrível, tudo automatizado”, conta o jovem de 21 anos. O estudante Átila Pereira conseguiu ingressar na área de Manutenção Industrial da Mineração Usiminas. “Esta é a minha primeira experiência profissional na indústria. Fiz o curso de Aprendizagem Elétrica Industrial, agora faço o técnico em Eletroeletrônica. Por esse motivo, estou conseguindo aplicar o que já aprendi no meu primeiro curso e ainda conectar com os novos conhecimentos do curso técnico”, afirma.

Renan Silveira Brum, estagiário de Tecnologia de Informação da Usina Ipatinga, avalia positivamente a experiência. “Acredito que temos muitas oportunidades de aprender na faculdade, mas é aqui no estágio que vivenciamos nossa profissão na prática. A Usiminas é uma empresa muito organizada e diferenciada, onde há procedimentos para todas as atividades, o que facilita o trabalho de todos”, conta. Já a estudante de engenharia Carolina Mayra Torre Silva comemora a contratação e lembra a importância da iniciativa diante do cenário econômico do país. “Em tempos de crise e recessão como o que estamos vivendo, ter oportunidade de estagiar em uma empresa reconhecida como a Usiminas Mecânica é como ganhar na loteria”, afirma.

“Espero aprender muito com os profissionais da área que são mais experientes e ter uma visão ampla de toda a cadeia produtiva”, afirma Diego Lopes dos Santos, estagiário na unidade Guarulhos da Soluções Usiminas. Por sua vez, Ana Elisa Ferreira Marques, estagiária de Suprimentos da Sede, em Belo Horizonte. “A Usiminas é uma grande escola. Eu estava em outro estágio, nem participei de outros processos seletivos, mas pensava comigo: se passar neste eu vou com certeza. A escolha foi mais pelo tanto que eu sabia que iria aprender aqui. Sou muito nova e espero me encontrar durante o estágio”, ressalta.

O Estágio Regular é voltado aos estudantes do Ensino Superior e tem duração de dois anos. Já o período do Estágio Técnico, destinado aos estudantes de cursos profissionalizantes, é de um ano. Nos dois casos, todos os estagiários contam com o apoio de “supervisores de estágio”, profissionais das empresas Usiminas responsáveis por orientá-los, e recebem bolsa-auxílio, transporte, alimentação e seguro contra acidentes pessoais.


Categorizados em: Notícias, Releases