Usiminas

Projeto Xerimbabo Usiminas é ampliado em 2017

24-02-2017

aventura-no-viveiro---(1)

Por meio de atividades oferecidas pelo Instituto Cultural Usiminas, o projeto de educação ambiental terá sua programação estendida neste ano

Referência em educação ambiental no Vale do Aço, o Projeto Xerimbabo Usiminas terá novidades em 2017. A programação estará mais diversificada e será estendida ao longo do ano, por meio de parceria com o Instituto Cultural Usiminas e sua área de Ação Educativa. O Instituto Cultural Usiminas e o Projeto Xerimbabo, que já têm em comum o trabalho voltado para questões que envolvem meio ambiente, cultura, educação e sustentabilidade, se unem para oferecer uma programação especial e gratuita para a comunidade do Vale do Aço.

Neste ano, o projeto cresce em seu formato e traz um grande programa de educação ambiental que abarca três atividades: “Conhecendo a Usiminas”, “Aventura no Viveiro” e as comemorações do mês do meio ambiente, em junho, com a tradicional visitação às dependências da Usipa.

Novidades

As duas primeiras atrações do Projeto Xerimbabo Usiminas 2017 já terão início em março, promovidas pela Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas e voltadas para escolas da região e colaboradores da Usiminas. No dia 7 de março começa o “Conhecendo a Usiminas”, que vai mostrar aos estudantes, de maneira lúdica, o processo de produção do aço na Usiminas. Por meio de uma visita interativa à Usina de Ipatinga (MG), a atriz Raquel Vieira vai contar sobre a verdadeira jornada do carvão e do minério, heróis desta história, para se transformarem em bobinas de aço, de forma sustentável, perpassando por seus segredos e curiosidades. Após a visita, o público vai participar de uma oficina de pintura usando o agregado siderúrgico, material gerado em várias etapas da produção do aço, ministrada pela artista Rosane Dias.

No dia 21 de março, terá início a “Aventura no Viveiro”, que vai proporcionar aos estudantes um momento de descontração e aprendizado no Viveiro de Mudas da Usiminas, espaço criado em 1980 para ser um local de preservação e educação ambiental, acessível à comunidade. Por meio de uma contação de histórias, a atriz Raquel Vieira vai abordar temas como meio ambiente, preservação e sustentabilidade e a relação da Usiminas com a cidade na qual vivemos. Os participantes terão, ainda, uma atividade prática.

As duas atividades que passam a integrar o Projeto Xerimbabo Usiminas ajudam a reforçar o trabalho realizado pela Usiminas, desde sua fundação, de promover discussões de questões ambientais junto à comunidade com um viés educacional. “Assim como está no nosso DNA em todas as nossas ações há 60 anos, a inovação e qualidade sempre foram premissas observadas ao prepararmos cada edição do Xerimbabo nesses 33 anos. Estes novos eventos, somados ao tradicional encontro com professores e alunos nas comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente reforçará ainda mais a nossa parceria com a comunidade do Vale do Aço, em busca de avançarmos na gestão sustentável dos nossos recursos naturais e respeito à vida”, pontuou o gerente-geral de Meio Ambiente da Usiminas, Pedro Luis Pereira Ribeiro.

Como participar

As duas primeiras atividades serão realizadas neste primeiro semestre, de março a junho, com uma visita por mês oferecida sempre em dois horários e agendamento prévio de interessados, pelo telefone (31) 3824-3731. Além dessas ações, o Projeto Xerimbabo Usiminas manterá a tradição de organizar uma atividade especial para escolas e comunidade. Nesta edição, agendada para junho, o tema proposto abordará uma viagem incrível pela fauna brasileira. Para o idealizador do Projeto Xerimbabo Usiminas, Lélio Costa e Silva, este novo formato ratifica a proposta de inovação a cada ano do Projeto apresentando temas e ações originais dedicadas às questões ambientais e culturais regionais.

Em 2016, o Projeto Xerimbabo Usiminas atendeu mais de 17 mil pessoas de todas as idades e das mais diversas regiões. A expectativa é que, com a inclusão das duas atividades da Ação Educativa no projeto, mais pessoas possam vislumbrar as didáticas e misteriosas viagens ao conhecimento.

Visitas para colaboradores

O Instituto Cultural Usiminas, que está ligado à diretoria de Recursos Humanos da Usiminas, vai estender as atividades educativas para proporcionar esses momentos lúdicos também aos colaboradores da Usiminas e seus familiares. A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, salienta a importância da inclusão das novas atividades da Ação Educativa na programação do Projeto Xerimbabo Usiminas e extensão aos colaboradores da Usiminas e seus familiares. “Estamos felizes em poder contribuir com a ampliação deste importante programa de educação ambiental da Usiminas, promovendo essas atividades educativas lúdicas que vão proporcionar visitas divertidas e cheias de conhecimento para a comunidade e colaboradores da Usiminas”, afirmou Penélope Portugal.

 


Categorizados em: Notícias, Releases