Usiminas

Startup Weekend Vale do Aço – Confira os vencedores

19-06-2017

StartupWeekend

O fim de semana dedicado à inovação e tecnologia, com orientações de profissionais capacitados e dispostos a ajudar os participantes a entrarem no mercado, contará com a presença de cinco pessoas que enviaram suas ideias inovadoras e foram premiados com um ingresso

 

Entre sexta e domingo, dias 23 a 25 de junho, o Vale do Aço recebe mais uma edição da Startup* Weekend. O fim de semana dedicado à inovação e tecnologia, com orientações de profissionais capacitados e dispostos a ajudar os participantes a entrarem no mercado, contará com a presença de cinco moradores da região que enviaram suas ideias inovadoras e foram premiados com um ingresso. O encontro acontece na Faculdade Única, em Ipatinga.

Patrique Faria Oliveira, operador de Produção da Usiminas, é um deles. “A expectativa para o evento é muito positiva. Com certeza será uma grande oportunidade de expor nossas ideias e receber o retorno de quem está no mercado e conhece de empreendedorismo”, conta. A ideia enviada por Patrique é a de um aplicativo que facilite a aquisição de insumos, matérias-primas e equipamentos para produtores de cerveja da Região do Vale do Aço. Conseguindo o fornecimento local dos materiais, o cervejeiro caseiro não precisaria ir até Belo Horizonte ou correr o risco de adquirir produtos pela internet sem a qualidade necessária.

Foram recebidas, de diferentes cidades do Vale do Aço, cerca de 80 sugestões de projetos. Todas elas passaram pela avaliação de um comitê interno da Usiminas, formado por profissionais de diferentes áreas. Foram escolhidas as cinco propostas mais inovadoras e que estão mais alinhadas com as necessidades e realidade da região. Agora, os autores dessas ideias terão a oportunidade de conhecer outras ideias, trocar experiências e se aprimorarem em técnicas de empreendedorismo.

Confira os vencedores que participarão do encontro:

– Christiane Correia Dutra

(Oficina de Redação)

Uma escola on-line para redação de concursos e para o Enem, com o objetivo de facilitar o processo da escrita. É também uma oportunidade para professores de língua portuguesa.

– Mariana Campos Souza

(Aplicativo para mototáxi)

Criação de um aplicativo móbile, na qual o usuário pudesse inserir o local onde está e para onde deseja ir e o app calculasse o valor da corrida e mostrasse os motoqueiros disponíveis para levar o passageiro.

Maurício Drumond Costa

(Aplicativo para identificação de problemas e sugestão de melhorias)

Criação de um aplicativo para indicação de pontos de melhorias a serem realizados, incluindo buracos nas ruas, bueiros sem tampa, calçadas tomadas pelo mato e lâmpada de postes queimadas.

– Patrícia Lorena Cota da Silva

(Redesign de objetos)

Criação de novos produtos, a partir de objetos que são descartados após o uso. Os materiais devem possuir um bom design e não terem sofrido danos em sua estrutura ao serem utilizados.

– Patrique Faria Oliveira

(Aplicativo facilitador para produtores de cerveja)

Criação de aplicativo que facilite a aquisição de insumos, matérias-primas e equipamentos para produtores de cerveja da Região do Vale do Aço.

Usiminas e Startup Weekend

Pelo segundo ano consecutivo a Usiminas é patrocinadora e incentivadora do evento. Este ano, também teremos um empregado da empresa entre os jurados do evento. O gerente de TI da Usina de Ipatinga, Cristiano de Lana, avaliará os trabalhos apresentados.

 

*O que é uma startup?

Formada por um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável.  Em outras palavras: é um grupo de pessoas que busca fazer com que uma ideia se torne rentável, sendo capaz de entregar o mesmo produto em escala ilimitada. A empresa deve ter capacidade de crescer cada vez mais, sem que isso influencie no seu modelo de negócios.  


Categorizados em: Notícias