Usiminas

Usiminas fornece aço para aplicação inédita no Brasil

03-05-2019

Material produzido será destinado à montagem de postes para uma linha de transmissão de energia no Estado de Santa Catarina

 

A Usiminas acaba de concluir o processo de fornecimento de aço para fabricação de postes utilizados na planta industrial da empresa de alimentos Parati Kellogg’s, em São Lourenço do Oeste (SC). Ao todo, a companhia forneceu para a SteelMast, empresa homologada para este tipo de obra em de Santa Catarina, o aço para a fabricação de 29 postes com alturas entre 29 e 36 metros.

A experiência com os postes metálicos é pioneira no cenário nacional, mas já comum em alguns dos mercados mais desenvolvidos do mundo. “A SteelMast trouxe ao mercado brasileiro um novo conceito de produção de postes, mas as linhas de transmissão em aço patinável* são extremamente usuais em países da Europa, nos Estados Unidos, na China e no Canadá, por exemplo”, explica Adeilson Roberto Mendes, analista Comercial da Usiminas. O fornecimento de aço pela Usiminas para a fabricação dos postes foi iniciada no final de em 2018 e a expectativa da SteelMast é de que a linha de transmissão seja energizada até o final de maio.

Além do pioneirismo, o modelo de construção adotado apresenta importantes ganhos. O poste de aço conta com um sistema de fabricação e montagem exclusivo e a confecção em módulos traz vantagens como a facilidade de montagem, o menor custo de transporte, agilidade na obra, segurança no manuseio e redução de custo de montagem. As estruturas são mais leves que as similares em concreto e há também uma otimização da quantidade de postes a serem utilizados na linha.

Mendes destaca que a atuação na obra reforça a busca da Usiminas por novos mercados em meio a um cenário ainda bastante desafiador. “O mercado de infraestrutura sofreu bastante nos últimos anos com falta de investimentos e ainda não está aquecido. Então, é extremamente importante atuarmos em novos segmentos, buscando aplicações inovadoras em produtos que já eram consolidados em outros tipos de materiais e abrindo novos campos de atuação promissores. A aplicação de bobinas laminadas a quente utilizando aços patináveis no processo de conformação em tubos helicoidais amplia as possibilidades de aumento de volume pela Usiminas nesse mercado de postes de transmissão, onde não estávamos presentes”, finaliza.

*Os aços patináveis possuem proteção contra a corrosão atmosférica por meio da oxidação de um camada externa, chamada de pátina.

Sobre a Usiminas

A Usiminas é líder no mercado brasileiro de aços planos e um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina. A companhia conta com unidades industriais e logísticas localizadas em seis estados do país e está presente em toda a cadeia siderúrgica – da extração do minério, passando pela produção de aço até sua transformação em produtos e bens de capital customizados para o mercado. Possui, hoje, o maior e mais inovador Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em siderurgia da América Latina. O avanço registrado pela siderúrgica nos últimos anos garante inovação, tecnologia e qualidade em todas as linhas de produção, e permite à empresa oferecer ao mercado um portfólio diversificado, com destaque para produtos e serviços de alto valor agregado. Por sua gestão ambiental, a Usiminas foi a segunda siderúrgica do mundo certificada com a ISO14001, gerando maior produtividade com menor consumo. A companhia contribui ainda para o desenvolvimento das comunidades onde atua, por meio do Instituto Usiminas e da Fundação São Francisco Xavier, oferecendo projetos nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte e desenvolvimento social. As ações da Usiminas são negociadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque (ADR nível I) e Madri.

 


Categorizados em: Notícias, Releases