Um mundo de possibilidades!

No carro, no navio. Na geladeira, no fogão. Na plataforma de petróleo, no trator. Nas máquinas das indústrias e muito mais.

Não basta ser a maior fabricante de laminados planos da América Latina, nem ser líder de mercado no Brasil. A Usiminas oferece soluções para os maiores desafios industriais do País.

O aço Usiminas está presente onde o Brasil se desenvolve, onde o conhecimento e a inovação ditam o futuro. Por isso, investe na modernização de suas unidades e em produtos de conteúdo tecnológico diferenciado.

As Unidades produtivas de siderurgia estão localizadas em Ipatinga, no Vale do Aço mineiro, e em Cubatão, na Baixada Santista. Mas tem Usiminas em sete estados do Brasil, contemplando toda a cadeia produtiva do aço – da extração do minério, passando pela produção do aço até sua transformação em produtos e bens de capital.

Se você gosta de desafios e quer iniciar uma carreira na Usiminas, inscreva-se aqui.

Aqui na Usiminas, possuímos uma equipe preparada, que poderá auxiliá-lo com toda a sua experiência. Desafios, reconhecimento profissional e oportunidades de desenvolvimento são marcas facilmente visíveis em um ambiente de colaboração constante.

E é essa equipe que torna o conhecimento da Usiminas referência. Não à toa, que na siderúrgica temos o maior número de patentes na América Latina. E mais: um moderno e pioneiro centro de pesquisa que desenvolve novos aços e aprimora os processos produtivos.

Vale ressaltar, que a Usiminas atua com sustentabilidade e responsabilidade social, por meio da Fundação São Francisco Xavier, através da educação e saúde. Já no apoio à cultura, esporte e desenvolvimento social, contamos com Instituto Cultural Usiminas.

Com tecnologia, conhecimento, inovação e qualidade: É dessa forma que a Usiminas constrói o futuro.

Venha fazer parte desta história!

Programa

O Programa Jovens Profissionais 4.0 é a porta de entrada para você fazer parte da equipe Usiminas. Com duração de dois anos, o programa oferece desenvolvimento diferenciado aos participantes, com formação sólida alinhada ao modelo de gestão da empresa, proporcionando, assim, inúmeras oportunidades e desafios.

Um dos principais objetivos é desenvolver profissionais que tenham uma visão completa da empresa e que, após este período, estejam prontos para atuar na organização, sempre focados na inovação para promover a melhoria dos processos e competitividade da empresa, através da integração entre equipes. Tudo isso, alinhado ao que temos de mais moderno na indústria atualmente, como o próprio termo 4.0 indica.

Se você gosta de desafios e quer iniciar uma carreira na Usiminas, inscreva-se aqui.

O Jovem Profissional 4.0 receberá treinamentos com conteúdo específico sobre temas que contemplam os três pilares de gestão Usiminas: Pessoas, Clientes e Resultados.

Além disso, passará por rotações em áreas de negócios diferentes durante os 12 primeiros meses, com avaliações formais e feedbacks, antes de ser direcionado, no segundo ano, para a área em que irá atuar.

Ao todo, serão 30 vagas disponíveis para as empresas da Usiminas localizadas em Belo Horizonte, Ipatinga, Itatiaiuçu, Cubatão, Guarulhos, Porto Alegre e São Paulo.

Perfil


Se você gosta de desafios e quer iniciar uma carreira na Usiminas, inscreva-se aqui.

Cronograma

Cronograma do processo seletivo:

Etapa Período

Inscrição

Até 11 de junho
(08h)

Seleção

Maio a agosto

Processo de admissão

Setembro

Início das atividades

Setembro

A seleção

A primeira fase do processo seletivo será constituída por provas on-line de inglês, solução de problemas e lógica.

Na sequência, o candidato passará por assessment de competências e Fit Cultural. Em outras palavras, uma avaliação de comportamentos e competências.

A fase seguinte envolverá dinâmicas de grupo, para que o jovem profissional mostre a sua criatividade nas atividades propostas e a capacidade de trabalhar em equipe.

Por fim, haverá um painel com gestores da Usiminas e entrevista individual para a escolha final dos candidatos que estejam mais alinhados com o perfil que a empresa busca.

Se você gosta de desafios e quer iniciar uma carreira na Usiminas, inscreva-se aqui.

Você Sabia?

1 - Que existe porta de carro mais fina que uma moeda de 5 centavos?
Os aços Dual Phase, por serem de elevada resistência mecânica, permitem uma redução da espessura da porta para até 0,55mm, mantendo altos níveis de segurança para os passageiros. Também possibilitam uma diminuição significativa no peso do carro e, consequentemente, no consumo de combustível, reduzindo a emissão de poluentes.

2 - Que é possível a construção de uma usina de geração de energia solar no meio do deserto?
A linha de aços USI-SAC possibilita a construção de estruturas para painéis fotovoltaicos resistentes à corrosão, com vida útil de até 20 anos.

3 - Que a Usiminas possui o maior e mais moderno centro de pesquisas siderúrgicas da América Latina?
São 17 laboratórios. Lá são desenvolvidos constantemente novos produtos e engenharia de aplicação.

4 - Que o aço é 100% reciclável?
No final da sua vida útil, o aço é reciclado e é empregado na fabricação de novos produtos siderúrgicos. E sem perda de qualidade. Ah, e por falar em reciclagem, sabia que na produção do aço até a água é reciclada? Pois é, cerca de 95% da água usada pela Usiminas é reutilizada, um dos melhores índices da siderurgia! Representa uma economia de consumo de mais de 500 mil piscinas olímpicas cheias por ano!

5 - Que existe um tubo que pode ser soldado no mar a mais de 2.000 metros de profundidade em um ambiente com altíssima pressão?
Os aços da linha API X80M possibilitam a instalação de peças em águas profundas, por terem excelente soldabilidade e alta resistência ao colapso.

6 - Que é possível a construção de um prédio de 30 andares em 15 dias?
A substituição de vigas e colunas de concreto por estruturas feitas com o aço USI-SAC 300 proporciona redução significativa do tempo da obra e do peso da estrutura.

7 - Que o aço é um dos elementos mais versáteis para a arquitetura?
Se adapta a qualquer projeto, com beleza estética e eficiência. O aço reduz o tempo de obra, permite canteiros mais limpos e seguros, evitando desperdícios.

8 - Que existe uma torre eólica com 120 metros de altura que resiste à passagem de um furacão?
O aço Sincron Wind Power traz mais segurança, proporcionando maior rigidez estrutural, garantindo resistência, estabilidade e durabilidade às torres eólicas.

9 - Que a Usiminas possui um moderno sistema de TI que traz informações atualizadas diariamente via intranet, sobre produção, faturamento, estoques, recursos humanos e segurança?
Informação a tempo e hora, contribuindo para aumentar a eficiência de gestão, controlar processos, estabelecer metas e facilitar a tomada de decisão.

10 - Que o aço é importante, mas não pesa no bolso?
Estima-se que o aço representa apenas 18% do valor de venda de um fogão. No caso da geladeira, menos ainda: 10%.

Dúvidas Frequentes

1. Quando tempo de duração terá o programa?

+

O programa terá duração de dois anos.

2. Quando o programa terá início?

+

A admissão está prevista para o mês de setembro de 2018.

3. Quantas vagas serão oferecidas?

+

O processo seletivo será conduzido para a contratação de 30 profissionais.

4. Quais as localidades de atuação?

+

A alocação será para as unidades da Usiminas localizadas em Belo Horizonte, Ipatinga, Cubatão, Guarulhos, Porto Alegre e São Paulo.

5. Em quais áreas poderei atuar?

+

Durante o programa de formação, os Jovens Profissionais conhecerão os processos industriais da Mineração, Siderurgia, Mecânica e da Distribuição do Aço da Usiminas. O objetivo é que tenham uma visão de toda a cadeia produtiva. A partir do segundo ano do programa, serão alocados em áreas diversas da organização, onde irão desenvolver sua trajetória profissional. A definição da área de alocação final se dará em conjunto com o RH, Jovem Profissional e Gestor da vaga, tendo como base os desafios da área, perfil e formação do jovem profissional, seu interesse e necessidades da empresa.

6. Qual o cargo de contratação e após o término do programa?

+

O cargo de contratação será Analista JP. Após o programa, será ajustado conforme a estrutura de cargos vigentes na área de sua atuação.

7. Os Jovens Profissionais poderão assumir uma posição de liderança?

+

Em médio ou longo prazo, existe sim a possibilidade de assumir uma posição de liderança, conforme a trajetória profissional, aprendizado e desempenho de cada um, e de acordo com as oportunidades existentes na organização.

8. A inscrição é feita apenas pelo site?

+

Sim, apenas pelo site. Todo o processo é realizado por um sistema on-line, assim como o nosso contato com os candidatos.

9. Quais são os pré-requisitos para participar do Programa Jovens Profissionais 4.0?

+
  • • Proficiência em inglês;
  • • Disponibilidade para mudança e fixação de residência em outras localidades;
  • • Formação superior nível bacharelado concluída entre julho/2016 e julho/2018 nas seguintes áreas de conhecimento:
    > Administração
    > Ciências Contábeis
    > Comércio Exterior
    > Economia
    > Estatística
    > Engenharia de Automação
    > Engenharia Civil
    > Engenharia da Computação
    > Engenharia Elétrica
    > Engenharia Eletrônica
    > Engenharia de Materiais
    > Engenharia Mecânica
    > Engenharia Mecatrônica
    > Engenharia Metalúrgica
    > Engenharia de Minas
    > Engenharia de Produção
    > Engenharia Química
    > Engenharia de Sistemas
    > Matemática

10. A empresa exige disponibilidade para mudança?

+

Sim. Será necessário durante todo o programa, portanto, é imprescindível ter mobilidade.

11. Quais são as etapas do processo seletivo e quando acontecerão?

+
Etapa Período

Inscrição

Até 11 de junho
(08h)

Seleção

Maio a agosto

Processo de admissão

Setembro

Início das atividades

Setembro

12. Quais etapas são eliminatórias?

+

Todas as etapas do processo seletivo são eliminatórias.

13. Terei acesso às notas obtidas nos testes online?

+

Sim. Você receberá os resultados dos testes, assim como dicas para o seu desenvolvimento.

14. Onde acontecerão as etapas presenciais?

+

A princípio as etapas presenciais estão previstas para acontecer em Belo Horizonte/MG, Ipatinga/MG e São Paulo/SP. Posteriormente, confirmaremos se serão realizadas em outras cidades.

15. Existe ajuda de custo para participar das etapas presenciais fora da cidade onde resido?

+

Na etapa de dinâmica, todas as despesas com transporte, hospedagem e alimentação são de responsabilidade dos candidatos. Na etapa de Painel, a Usiminas vai custear todas as despesas com transporte, hospedagem e alimentação dos candidatos que não residam nas cidades onde acontecerá o Painel.

16. Após a finalização do processo de seleção, o candidato selecionado será um empregado da Usiminas?

+

Sim, trata-se de uma contratação CLT, reconhecido como um empregado efetivo da empresa desde seu início.

17. Qual a remuneração e benefícios oferecidos?

+

R$ 5.500,00 + Benefícios.

Mais informações serão fornecidas ao longo do processo seletivo.

18. Tenho familiares na Usiminas. Posso participar do processo?

+

Sim, não há restrições quanto a possuir familiares atuando na empresa.

19. Sou colaborador da Usiminas. Posso participar?

+

Sim, desde que atenda os pré-requisitos listados.

20. Como posso garantir a confidencialidade das minhas informações cadastradas?

+

O candidato fica ciente de que, sob nenhuma hipótese, será lícito à Empresa ou seus prepostos fornecer os seus dados sem que tal ato constitua qualquer violação de sigilo. A empresa se compromete a utilizar tais dados apenas neste e em outros processos de seleção da própria empresa.

21. Em caso de dúvidas ou dificuldades?

+

Caso continue com dúvidas, contate o suporte pelo email: suporte@across.jobs