Usiminas

Usiminas Mecânica aprimora práticas de gestão

11-08-2017

Fazer mais com o mesmo. Essa é a principal premissa do Lean Manufacturing*, o programa de gestão focado em melhoria contínua dos processos de qualidade e na otimização de tempo e recursos que acaba de ser implantado na Usiminas Mecânica. O lançamento ocorreu no dia 3 de agosto e reuniu gerentes, coordenadores e supervisores de diversas áreas, que conheceram as ferramentas que serão aplicadas daqui em diante para estimular o aumento de produtividade, a redução de custos, desperdícios e movimentações, além de reestruturação dos layouts produtivos da Fábrica.

Na visão do diretor-executivo Heitor Takaki, é preciso promover uma mudança de cultura na forma de trabalho da Usiminas Mecânica para enfrentar e vencer os desafios atuais do mercado. “Precisamos trazer para a discussão entre as equipes a causa-raiz dos nossos problemas, em cada serviço que executarmos. Com a filosofia Lean Manufactutring, vamos estruturar mecanismos e processos, diminuindo perda de tempo e elevando a produtividade. Nosso compromisso precisa estar sempre focado na segurança, na qualidade e na satisfação do cliente,” lembrou o diretor.

Durante a apresentação, o gerente-geral de Engenharia, Planejamento e Orçamento, Luciano Gomes, destacou ainda que o caminho para a quebra de paradigmas se consolida em requisitos como estratégia, incentivos, habilidades, recursos e planos de ação. Fundamentais para que a implantação do programa seja bem-sucedida. “É uma mudança que, para ser eficiente, acontecerá de cima para baixo, abrangendo todas as equipes. Nesse sentido, o papel do gestor como líder será fundamental para definir as metas e os objetivos de trabalho de cada membro, acompanhar o desenvolvimento e o aperfeiçoamento profissional de cada um, conhecer as atividades de seus colaboradores e, sobretudo, estar aberto para o diálogo, a fim de melhorar o relacionamento”, explica.

Referências para fazer melhor

Em julho, a Usiminas Mecânica visitou a fábrica da Fiat, em Betim (MG), para aprender melhor e visualizar na prática as ferramentas do Lean Manufacturing aplicadas. A comitiva da empresa foi formada por André Miranda, Carlos Saraiva, Clodoaldo Santos, César Aun, Eduardo Monteiro, Leonardo Pereira e Meykson Silva. “Essa visita foi parte inicial de uma agenda de transformação proposta pela Usiminas Mecânica e nos serviu como benchmarking** com uma empresa que implantou o World Class Manufacturing (WCM)*** há 10 anos. Ouvimos depoimentos da equipe gerencial e dos operadores sobre a metodologia, os processos de mudança, as dificuldades colocadas e os planos para minimizar riscos durante o processo de implantação. Pudemos também conhecer as linhas de produção e todos os ganhos, metas e pilares das melhorias”, conta Eduardo Monteiro, gerente de Vendas da Usiminas Mecânica.

Leonardo Pereira, que também participou da visita, se impressionou com a recepção dos funcionários da Fiat e observou alguns itens durante o encontro. “Vários aspectos nos chamaram atenção. Entre elas, a organização, a limpeza e a padronização de todos os ambientes, das salas estratégicas até o chão de fabrica e que todos os empregados da Fiat são muito alinhados e comprometidos com o WCM”, comenta. Ainda segundo Leonardo, existem processos de fabricação e sequenciamento bem definidos que são respeitados pela produção e permitem melhorias a todo instante. Todas as ações de melhoria, por sua vez, são registradas e divulgadas em toda a planta e, em seguida, são disseminadas e implantadas em outras áreas.

Entenda os termos

* Lean Manufacturing:
Traduzível como manufatura enxuta e também chamado Sistema Toyota de Produção, é uma filosofia de gestão focada na identificação e eliminação de desperdícios (atividades que não agregam valor) por meio da melhoria contínua:

Reduzir desperdícios
Reduzindo tempo
Reduzindo estoques
Reduzindo área
Reduzindo etapas
Reduzindo defeitos

** Benchmarking:
Importante ferramenta de gestão, em que é possível comparar produtos, serviços e práticas empresariais.

*** World Class Manufacturing (WCM):
É um sistema de gestão integrado de redução de custos que visa otimizar logística, qualidade, manutenção e produtividade para níveis de classe mundial, por meio de um conjunto de métodos e ferramentas.


Categorizados em: Notícias, Releases