Usiminas

Usiminas reconhece ações socioambientais com o Prêmio Mobiliza pelos Caminhos do Vale

14-12-2018

Evento marcou a entrega de troféus e prêmios em dinheiro como incentivo a projetos desenvolvidos em municípios parceiros do projeto

As iniciativas inovadoras e sustentáveis de municípios, estudantes, professores, escolas e instituições da comunidade foram reconhecidos na noite do dia 13 de dezembro, no teatro Zélia Olguin, na primeira edição do “Prêmio Usiminas Mobiliza pelos Caminhos do Vale”. A homenagem foi direcionada a projetos que vêm contribuindo para os resultados do programa homônimo, desenvolvido pela Usiminas, em parceria com a Associação dos Municípios do Vale do Aço (AMVA), desde 2015.

Mais de 100 projetos foram inscritos, dos quais 23 foram selecionados entre os finalistas, anunciados no evento. Cinco iniciativas concorreram nas categorias Município Destaque, Destaque Acadêmico – Professor, Pré-Projeto Acadêmico, Soluções Inovadoras e Sustentáveis e três na categoria Destaque Acadêmico – Aluno. A premiação de R$ 40 mil foi distribuída entre os grandes vencedores de cada categoria.

O diretor da Usina de Ipatinga, Roberto Maia, realizou a entrega dos troféus e falou da importância do projeto. “Esse nosso trabalho a partir do agregado siderúrgico promoveu uma grande mobilização de pessoas e diversas frentes de atuação. Ainda temos muitas oportunidades para ampliar ainda mais, ir mais longe com nossos parceiros. Nosso futuro é promissor. Basta criar as condições para todos, como os estudantes que premiamos hoje, para que mais pessoas possam contribuir com soluções para nossas comunidades”, afirmou.

“O prêmio que nossa escola ganhou em duas categorias vai além do valor financeiro recebido, ainda que seja importante. O reconhecimento se converte na motivação, no desejo da escola em fazer mais, no engajamento dos professores e dos alunos. Representa muito para uma comunidade vulnerável, que está vendo seu nome reconhecido de forma positiva. O prêmio também vai ajudar na ampliação do projeto que iniciamos na escola, de aproveitamento da água eliminada pelo ar condicionado. Há 30 anos era loucura imaginar que a água poderia acabar. Hoje é diferente; se tornou dever dos educadores e famílias, instituições pensar na questão e nas gerações futuras”, avalia a diretora Rita Beatriz Alves da Silva, da escola municipal Chirlene Cristina Pereira, de Ipatinga.
A noite também foi marcada pela celebração dos resultados do programa que, em 2019, terá 54 municípios envolvidos em toda a região do Vale do Aço e circunvizinhança. A AMVA, parceira da Usiminas no projeto, reforçou os benefícios compartilhados por milhares de pessoas.
“Agradeço à Usiminas por essa parceria nesse projeto que deu certo. Com simplicidade e sem a necessidade de grandes investimentos financeiros, essa iniciativa trouxe muitos benefícios para nossas comunidades e as pessoas da zona rural sabem o impacto que isso teve em suas vidas”, disse Ailton Silveira, presidente da AMVA e prefeito de Entre Folhas.

Destaque Acadêmico – Aluno
1º lugar: Flávia Alessandra Gonçalves Farias – Escola Estadual Manoel Machado – Ipaba
2º lugar: Arthur Francisco da Costa, – Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira – Ipatinga
3º lugar: Artur Vinícius da Silva Paul – Escola Municipal Dr. Gomes Lima – Dionísio

Destaque Acadêmico – Professor
Elizângela Martins Andrade – Professora na Escola Municipal Araripe Junior
Córrego do Sabiá – Micropolo de Brejaubinha/Governador Valadares

Pré-projeto Acadêmico
Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira – Ipatinga

Soluções Inovadoras
Munícipio de Dionísio, em parceria com a Associação Rural de Dionísio

Município Destaque
Entre Folhas

Sobre o “Usiminas Mobiliza pelos Caminhos do Vale”
Desenvolvido há cerca de três anos pela Usiminas com o apoio da Associação dos Municípios do Vale do Aço (AMVA), o “Usiminas Mobiliza pelos Caminhos do Vale” destina o agregado siderúrgico – oriundo do processo de produção de Aciaria – com alta resistência ao desgaste, para a pavimentação de estradas rurais na região. Em contrapartida à doação do produto pela Usiminas, as prefeituras participantes se comprometem com o desenvolvimento de programas socioambientais em prol das comunidades e com a recuperação de cursos de água. Entre outros resultados, o programa já garantiu o mapeamento e revitalização de 1.445 nascentes na região do Vale do Aço e a recuperação de 1.339 quilômetros de estradas rurais.


Categorizados em: Notícias, Releases