Sincron

A família de aços Sincron é composta de chapas grossas produzidas por meio de uma avançada tecnologia de resfriamento acelerado.

Principais vantagens

Soldabilidade
Por ser mais fácil de soldar, a utilização dos aços Sincron permite que o cliente elimine o pré-aquecimento da placa e reduza o número de passes de solda.

Tenacidade
Um aço que não se rompe facilmente, é ideal para aplicações que exigem alto desempenho.

Resistência
Com um aço mais resistente, o cliente poderá utilizar estruturas mais leves em sua montagem.

Os aços Sincron são produzidos com a tecnologia CLC (Continous on-Line Control), uma das mais modernas do mundo, transferida com exclusividade pela Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation para a Usiminas. O processo utilizado é o TMCP (Thermo Mechanical Control Process), método de produção de chapas grossas consolidado por siderúrgicas de maior nível tecnológico no contexto mundial.

produção Sincron

1ª ETAPA:
FABRICAÇÃO DO AÇO LÍQUIDO
E LINGOTAMENTO DE PLACAS

  DUPLO REFINOX

Os aços CLC recebem um tratamento diferenciado de “duplo refino”. isso quer dizer que passam pelo forno panela e pelo desgaseificador a vácuo (RH), o que proporciona um controle rigoroso da composição química. Com isso, os aços CLC possuem um teor de enxofre mais baixo comparado aos demais

1CONVERTEDOR LDX

A sucata e o ferro-gusa são carregados no convertedor LD, e, em seguida, é injetado oxigênio, através de uma lança, para a oxidação das impurezas, paralelamente às adições de ligas para a obtenção da composição química desejada.

2 FORNO-PANELAX

o aço líquido é tratado no forno panela, onde se estabiliza a temperatura e são feitas adições para ajuste de composição química e dessulfuração do aço.

3DESGASEIFICADOR
A VÁCUO (RH)
X

a panela com aço líquido é posicionada no equipamento rh em um ambiente a vácuo, onde se promove a desidrogenação do aço.

4LINGOTAMENTO CONTÍNUOX

O aço tratado é vazado em um distribuidor que alimenta os moldes para o lingotamento com controles especiais, com o intuito de minimizar a ocorrência de segregação central durante a solidificação.

5ACABAMENTO DAS PLACASX

A superfície das placas e a qualidade interna são inspecionadas e defeitos superficiais são eliminados pelo processo de escarfagem. A seguir, as placas são enviadas para a linha de laminação de chapas grossas.

2ª ETAPA:
laminação controlada +
resfriamento acelerado

1FORNO DE
REAQUECIMENTO
X

As placas são inicialmente introduzidas em fornos de reaquecimento para atingirem a temperatura adequada de laminação e para a dissolução dos precipitados formados na aciaria. Nesses fornos, o controle e a uniformidade de temperatura em todas as direções da placa são fundamentais para a garantia de forma e propriedades mecânicas requeridas no produto final.

2 LAMINAÇÃO DE DESBASTE
E ACABAMENTO
X

Processo de laminação controlada em que a placa é laminada na fase de desbaste acima da temperatura de não recristalização do constituinte austenita (Tnr) e, posteriormente, laminada abaixo dessa temperatura até a espessura final requerida pelo cliente, promovendo significativo refino de grão

3DESEMPENADEIRA
A QUENTE
X

Antes do laminado ser enviado ao resfriamento acelerado, o material passa em uma desempenadeira a quente para a melhoria da forma, a fim de que o resfriamento seja o mais uniforme possível em todas as direções da chapa.

4RESFRIAMENTO ACELERADOX

Etapa na qual a chapa é resfriada rapidamente com água, com a finalidade de controlar a microestrutura do aço e, assim, atingir as propriedades mecânicas requeridas na especificação do produto final.

5DESEMPENADEIRA A FRIO E PRENSAX

Equipamentos complementares off-line utilizados para correção de forma, permitindo o atendimento a requisitos rigorosos de planicidade.

ENTRE EM CONTATO
CONOSCO

Porto Alegre - RS
Av. dos Estados, nº 2.350
Humaitá - CEP 90200-001
Tel.: (51) 2125-5801
Fax: (51) 2125-5817

Cabo de Santo Agostinho - PE
Av. Tronco Distribuidor Rodoviário Norte, s/nº, ZI3 Complexo Industrial Suape - CEP 54590-000
Tel.: (81) 3527-5400
Fax: (81) 3527-5414

ESCRITÓRIOS DE VENDAS

Belo Horizonte - MG
Rua Professor José Vieira de Mendonça, nº 3011 Engenho Nogueira CEP 31310-260
Tel: (31) 3499-8232 / (31) 3499-8500
Fax: (31) 3499-8899

São Paulo - SP
Av. do Café, nº 277, Torres A e B - 8º e 9º andares Ed. Centro Empresarial do Aço
Vila Guarani - CEP 04311-900
Tel.: (11) 5591-5200
Fax: (11) 5591-5207

Sincron

Confira as especificações técnicas no nosso catálogo de produtos.

 
Baixe o catálogo para seu dispositivo móvel:

Acesse as especificações técnicas dos aços Usiminas de maneira fácil e rápida. Com este aplicativo, você tem todo o conteúdo dos catálogos de produtos siderúrgicos da empresa na palma da sua mão.

  Baixe o catálogo na versão PDF.         Download English Version.