Usiminas

Usina de Cubatão é reconhecida como melhor siderúrgica em saúde e segurança

07-12-2017

A unidade de Cubatão da Usiminas, foi reconhecida com o Prêmio Melhores Empresas em Segurança e Saúde no Trabalho 2017, no setor de Siderurgia, pela Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (Animaseg). O prêmio foi recebido pelo diretor-executivo da unidade, Américo Ferreira Neto, no último dia 05/12, durante evento em São Paulo.

A escolha das melhores empresas é feita por profissionais de saúde e segurança com reconhecida credibilidade e atuação no mercado. Para Américo Ferreira, o prêmio é mais um estímulo para toda a equipe em busca do zero acidente.

“Esse reconhecimento reforça que estamos no caminho certo. Com o envolvimento de todas as áreas e equipes, próprias e contratadas, em programas como Mãos Seguras, Campeonato SOL, Hora Segura, Supervisor Seguro, Compartilhe Segurança, entre outros, conseguimos melhorar nossos resultados na Usina. Mas ainda temos o objetivo maior que é o zero acidente”, comenta.

Para concorrer ao prêmio, as empresas precisam comprovar o comprometimento da liderança com a saúde e segurança, não possuir acidentes graves no ano anterior, possui gestão e indicadores eficazes de SST e demonstrar ações voltadas para a melhoria do ambiente do trabalho na empresa e para com a sociedade.

Desde o início do ano passado, a Usina de Cubatão opera em um novo modelo de negócios, produzindo bobinas de aço a partir de placas de outros fornecedores. Mesmo com a paralisação das áreas primárias, a unidade conseguiu reduzir as ocorrências em atividades consideradas de maior risco, como as manutenções, que completaram 1 ano sem qualquer acidente no início do mês.

Além das iniciativas em prol da segurança, a Usiminas investiu em um novo modelo na gestão da saúde ocupacional com a unificação do atendimento aos empregados próprios e contratados no Centro de Saúde Ocupacional, incentivo aos programas de promoção da saúde, o Atitude Rima com Saúde, oferecido pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), dentro outras iniciativas.

Diretor corporativo de Desenvolvimento Organizacional e Gestão de Pessoas, Luis Márcio Araújo Ramos, destaca a importância do reconhecimento. “Esse prêmio endossa as iniciativas que estamos promovendo na segurança e na valorização das pessoas e que passam pela melhoria nas ações de saúde. Ao trazer a gestão para a FSFX, que é especialista na área, demos um salto de qualidade que já está colhendo seus frutos.”


Categorizados em: Notícias