Projeto Xerimbabo Usiminas


O Projeto Xerimbabo Usiminas, iniciado em 1984 como pioneiro em Minas Gerais ao abordar a educação ambiental, chega em 2018 com uma nova metodologia. Com o tema “A Casa da Natureza”, serão oferecidas três atividades cujas temáticas se complementam para mostrar como a fauna, o verde e a sustentabilidade fazem parte do DNA da Usiminas.

O “Conhecendo a Usiminas” e o “Aventura no Viveiro”, tradicionais programas já desenvolvidos pelo Instituto Cultural Usiminas, se juntam ao “Conhecendo os Xerimbabos” e proporcionam ao público ricas experiências de educação ambiental no Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus), na Usina de Ipatinga (Usiminas) e no Viveiro de Mudas da Usiminas.

Visitas Interativas


As atrações que integram o Projeto Xerimbabo Usiminas em 2018 promovem a educação ambiental por meio de visitas interativas, tendo como foco o público estudantil. Por meio de parceria com o Instituto Cultural Usiminas e sua área de Ação Educativa e o Cebus, o “Conhecendo a Usiminas” a “Aventura no Viveiro” e “Conhecendo os Xerimbabos” integram a programação do projeto.

As atividades desenvolvidas em três ambientes são uma oportunidade para público conhecer as particularidades do Viveiro de Mudas da Usiminas, O Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus) e a Usiminas.

Entre agosto e dezembro, as atividades vão mostrar, de forma lúdica, os cenários do verde, da fauna e da sustentabilidade dentro do universo industrial que fazem parte da região do Vale do Aço.

Saiba como agendar as visitas

Agendamentos


As visitas são oferecidas gratuitamente para escolas por meio de agendamento prévio na Ação Educativa, do Instituto Cultural Usiminas.

Abertura das inscrições a partir
de 2 de agosto de 2018

Turmas de 45 pessoas

De terça a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30

Contato pelo número
(31) 98437-3330

Perguntas Frequentes


  • Como faço para visitar o Xerimbabo?

    O acesso ao Projeto Xerimbabo Usiminas é feito gratuitamente por meio de inscrição prévia. Em 2018, serão oferecidas três atrações para estudantes (Conhecendo a Usiminas, Aventura no viveiro e Conhecendo os Xerimbabos) e uma exclusiva para professores (Seminário). Para cada evento será necessário fazer inscrições independentes na área de Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminaspelo telefone (31) 3824-3731.

  • Quem pode participar das visitas interativas?

    As atividades programadas são exclusivamente educativas e ambientais e fazem parte do Programa de Educação Ambiental da Usiminas destinadas às comunidades onde está presente e também aos seus colaboradores. As visitas interativas são voltadas para estudantes da rede pública e privada de ensino, acompanhados de seus professores.

  • O que não posso levar na visita ao Cebus?

    Na área onde será realiza o Conhecendo os Xerimbabos (Cebus), não será permitido o acesso de visitantes portando instrumentos musicais e sonoros, materiais esportivos ou apetrechos para churrasco.

  • O que devo vestir para a visita ao Viveiro e à Usina?

    Para acesso ao Viveiro de Mudas da Usiminas e Usina, é obrigatório o seguinte vestuário: calçado fechado (sem salto ou aberto no peito do pé), calça completa e camisa com manga (não é necessário ser longa).

  • Qual o tempo de duração de cada atividade?

    Como atividades distintas, cada realização integrante do Xerimbabo em 2018 tem duração exclusiva:

    - Seminário para Educadores: 4 horas
    - Aventura no Viveiro: 3 horas
    - Conhecendo os Xerimbabos:3 horas
    - Conhecendo a Usiminas: 3 horas

  • Posso levar minha família ou fazer a visita sozinho, sem fazer inscrição?

    Nesta edição, para todas as atividades é necessária inscrição prévia.

  • Haverá exposição cultural e Ambiental?

    Em 2018, não haverá Exposição cultural e ambiental.