XERIMBABO

O Projeto Xerimbabo Usiminas teve início em 1984 como pioneiro em Minas Gerais ao abordar a educação ambiental. Assim, quebrou paradigmas e influenciou gerações. Sua origem está intimamente ligada a experiências mais profundas de relação da vida com a natureza e sua conservação, visto na palavra do tupi “Xerimbabo”, que significa “animal de estimação”.

A cada ano o projeto inova em sua dinâmica de eventos. Em 2017 foram inseridas duas novas atividades realizadas por meio do Instituto Cultural Usiminas, em sua área da Ação Educativa, em atuação junto às instituições de ensino. O “Conhecendo a Usiminas” é uma oportunidade dos estudantes visitarem a Usina de Ipatinga e conhecer o processo de fabricação do aço por meio da contação de histórias. Na mesma dinâmica narrativa, a “Aventura no Viveiro” leva as escolas para uma experiência única no Viveiro de Mudas da Usiminas. As duas programações são realizadas mensalmente entre os meses de março e dezembro em Ipatinga.

A tradicional mostra de educação ambiental no Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus) é realizada dentro das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Estudantes e comunidade poderão visitar a exposição de educação ambiental entre os dias 6 e 18 de junho.

EXPOSIÇÃO

VEJA COMO VISITAR À EXPOSIÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL “A FAUNA SEM LAR” DO PROJETO XERIMBABO USIMINAS. AS VISITAS SÃO GRATUITAS PARA TODOS OS PÚBLICOS.

Saiba mais