XERIMBABO

O Projeto Xerimbabo Usiminas é uma iniciativa pioneira ao inaugurar na comunidade do Vale do Aço o conceito de educação ambiental em 1984. Como o significado que carrega em seu nome (a palavra Xerimbabo significa “animal de estimação” em tupi), a novidade logo foi abraçada pelos participantes e continua a se tornar parte da história de milhões de pessoas que passam todos os anos pelas atividades, concentradas atualmente em dois momentos: ambiental e cultural.

Em sua vertente ambiental, o Xerimbabo tem sua primeira parte com o Seminário de Educação Ambiental para educadores da região do Vale do Aço. Tudo com o objetivo de ser reeditado em sala de aula por meio das oficinas a fim de difundir o entendimento sobre a temática desenvolvida no ano. Em 2016 mais de 200 educadores participaram das oficinas pedagógicas.

Por meio da linguagem cultural, o Xerimbabo recebe em seu segundo momento uma mostra de arte relacionada ao tema do ano no Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus). Na última edição, realizada em junho de 2016, mais de 17 mil pessoas visitaram a exposição com obras de artistas plásticos locais.

Em 2017 o Projeto Xerimbabo Usiminas retorna para seu 33º ano. Aguarde a nova temática e anúncio dos eventos que deverão ser divulgados no próximo ano.