VISITAS INTERATIVAS

O Projeto Xerimbabo Usiminas ganhou dois novos eventos em 2017 para integrar as oportunidades de promover a educação ambiental com foco no público estudantil. Por meio de parceria com o Instituto Cultural Usiminas e sua área de Ação Educativa, o “Conhecendo a Usiminas” e a “Aventura no Viveiro” integram a programação do projeto.

Entre março e dezembro, com edições mensais, as duas iniciativas são destaque ao mostrar, de forma lúdica, dois ambientes fundamentais para a região do Vale do aço. As visitas são oferecidas gratuitamente para escolas por meio de agendamento prévio na Ação Educativa, pelo telefone (31) 3824-3731.

Conhecendo a Usiminas

Professores e alunos percorrem as principais etapas da produção do aço na usina. Para entender como nascem os produtos que fazem parte do seu dia a dia em diversas aplicações, os visitantes são conduzidos pela atriz Raquel Vieira, que conta a verdadeira trajetória do “Minério” e do “Carvão”. Os dois recursos minerais, que iniciam a fabricação do aço, ganham vida como heróis em uma jornada que mostra o passo a passo dessa transformação.

A visita é totalmente interativa ao combinar o universo fantástico das histórias com a observação real das áreas, equipamentos e meio ambiente. Os estudantes passam pelos pátios de matérias-primas, pelas áreas de redução, sinterização, altos-fornos, aciaria e chegam às laminações e galvanização.

Aventura no Viveiro

O evento proporciona aos estudantes um momento de descontração e aprendizado no Viveiro de Mudas da Usiminas. O espaço foi criado em 1980 para ser um local de preservação e educação e atualmente é uma Reserva particular do Patrimônio Natural (RPPN).

Por meio da contação de histórias, a atriz Raquel Vieira aborda temas como meio ambiente, preservação e sustentabilidade e a relação da Usiminas com a cidade na qual vivemos. Os participantes têm, ainda, uma atividade prática de pintura.

Veja as fotos

EXPOSIÇÃO

VEJA COMO VISITAR À EXPOSIÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL “A FAUNA SEM LAR” DO PROJETO XERIMBABO USIMINAS. AS VISITAS SÃO GRATUITAS PARA TODOS OS PÚBLICOS.

Saiba mais