Blog da Usiminas

5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Mais do que um dia importante para conhecer a história, é um momento para entender as necessidades e urgências ambientais que motivaram a criação da data e que permanecem em pauta até os dias atuais.

Não apenas hoje, mas durante todo o ano, esse é um assunto de destaque na Usiminas. Mais do que debatermos sobre o tema, dentro da companhia, em suas operações e nas comunidades onde está inserida, colocamos em prática ações que trabalham ativamente para a recuperação e a sustentabilidade do meio ambiente.

Descubra mais sobre a criação dessa importante data e conheça um pouco mais sobre as ações da Usiminas que colaboram para a preservação do meio ambiente.

A origem do Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 1972, as ações prejudiciais do homem ao meio ambiente já eram vistas com grande preocupação pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse contexto, era necessário conscientizar as pessoas e empresas sobre a importância da preservação dos recursos da natureza.

Para isso, durante a assembleia do dia 5 de junho de 1972, chamada de Conferência de Estocolmo, a ONU apresentou uma declaração com princípios voltados para a preservação do meio ambiente. Essa data ficou marcada como o Dia Mundial do Meio Ambiente, servindo como um lembrete ao conteúdo da declaração que havia sido apresentada.

#IssoéCoisaDaUsiminas: as ações da Usiminas no Vale do Aço com foco no meio ambiente

As ações da Usiminas não se resumem unicamente ao dia de conscientização, mas em um trabalho diário e contínuo, com atuação ativa na preservação e recuperação do meio ambiente.

No Vale do Aço, novas ações têm sido implementadas. Vamos conhecê-las?

Novos investimentos da Usiminas no Vale do Aço

  • Coleta seletiva: todo o resíduo reciclável recolhido da usina é separado, prensado, embalado e destinado corretamente para reciclagem por empresas especializadas;
  • Polímeros em pilhas de matérias-primas e vias internas da usina: implantamos um sistema de aplicação de uma solução que, misturada à água, retêm as partículas de minério e impedem a dispersão no ar;
  • Revitalização do cinturão verde: serão plantadas 400 árvores adultas, já com 4 a 5 metros. Mais uma iniciativa para evitar a dispersão de emissões de material particulado e sonoros, inerentes ao processo siderúrgico, para os bairros da cidade;
  • Canhões de névoa: estamos instalando 8 canhões de névoa na área de Redução da Usina;
  • Lavadores de pneus: investimos na instalação de mais um lavador de pneus dos caminhões no pátio de matérias-primas. Assim, os veículos que descarregam no local sairão mais limpos para circular na cidade;
  • Sistema de despoeiramento: estamos investindo R$ 22 milhões no sistema de despoeiramento das áreas de corrida do alto-forno 2;
  • Reestruturação da manutenção: criamos uma nova equipe de manutenção, exclusiva para cuidar dos sistemas de controle ambiental na Usina de Ipatinga.

Ações que já estão em andamento na região há mais tempo

  • Gestão de resíduos e coprodutos;
  • Recuperação de nascentes;
  • Recirculação da água;
  • Umidificação das vias onde passam os caminhões da mineradora, diminuindo a emissão de poeira;
  • Educação ambiental;
  • Áreas verdes;
  • Produção de mudas;
  • Aproveitamento de gases siderúrgicos;
  • Certificação ISO 14.001.

O cuidado com o meio ambiente faz parte do DNA Usiminas, que visa proteger a vida e dar abertura para o novo. Com a implementação das novas ações e, em continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado, serão cada vez menores os impactos ao meio ambiente e maior a recuperação de áreas verdes.

Gostou do conteúdo? Compartilhe esse texto com seus colegas de trabalho, amigos e familiares. Estimule as conversas sobre a importância do dia 5 de junho e da preservação contínua do meio ambiente. Essa é uma missão conjunta, de toda a população, governos e empresas, que gera frutos para todos e garante um futuro verde e mais saudável para as próximas gerações.

Informações Fora de Série

Receba nossa seleção de novidades do mercado e da Usiminas.

Loading...