Blog da Usiminas

A Usiminas na preservação da história e pré-história

Com foco no compromisso com a sustentabilidade e a preservação da história, a Usiminas lança o livro digital “Histórias e Pré-Histórias da Baixada Santista – Dos Homens dos Sambaquis até hoje”. O material foi desenvolvida na Usina de Cubatão em parceria com arqueólogos e empresas de consultoria, possuindo detalhes de toda a história de um patrimônio arqueológico que está abrigado em nossa unidade de Cubatão: os Sambaquis.

Datados de milhares de anos atrás e descobertos durante as obras de construção da Usina, no final da década de 1950, os sambaquis constituem um importante registro arqueológico, que mostra um pouco de como era a vida dos homens pré-históricos. A preservação deste tesouro, que fica no Morro do Casqueirinho, fica sob responsabilidade dos técnicos da Usiminas.

Além dos sambaquis, no mesmo local, foram identificados uma caieira (fábrica de cal que utilizava conchas marinhas como matéria-prima) do século XVII e um porto, que explorava esse material comercialmente.

E é assim que a Usiminas se torna curadora e responsável pela preservação de um espaço importantíssimo da história da humanidade como um todo e da construção da sua própria história na cidade de Cubatão. 

No livro digital, você também pode conhecer toda essa história, que está em PDF.

Basta clicar aqui para garantir o seu exemplar.

Boa leitura!

Informações Fora de Série

Receba nossa seleção de novidades do mercado e da Usiminas.

Loading...