
A importância de cuidar da saúde emocional durante a pandemia da Covid-19
Durante a pandemia, desenvolvemos uma preocupação maior com a nossa saúde e a de nossos familiares. Essa atenção, na maioria das vezes, vinha se limitando ao aspecto físico. Agora, mais do que nunca, cuidar da nossa mente também se tornou fundamental e preciso.
Lidar com um clima de grandes incertezas, com um excesso de notícias e informações, que nem sempre são corretas, pode nos levar ao desenvolvimento de sintomas psicossomáticos como estresse, ansiedade, impaciência e problemas de concentração. Por isso, cuidar da saúde emocional é tão importante quanto cuidar da saúde física.
Saiba identificar os sinais, a origem dos seus desconfortos e como mudar esse quadro. Leia o texto e aproveite as dicas!
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde pode ser definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental, social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Ou seja, não são apenas os sintomas físicos que importam para definirmos se estamos ou não saudáveis, mas os emocionais também. Algumas questões emocionais, quando não tratadas adequadamente, podem ser o gatilho para reações físicas como insônia, taquicardia, baixa defesa imunológica, dores de cabeça, queda de cabelo, tensão muscular e muitos outros. Logo, agir de maneira preventiva é a melhor recomendação. Mas em tempos de quarentena,como agir?
O que é saúde emocional

Saúde emocional em tempos de Covid-19
Para muita gente, o distanciamento social necessário neste momento pode ser a razão para o desencadeamento de um mal-estar bastante prejudicial para a saúde emocional. Nesse sentido, a grande questão é focar em como driblar os efeitos negativos da quarentena, do distanciamento social e das demais preocupações que podem nos afetar por agora. Para isso, separamos algumas dicas para manter a saúde emocional em dia:- evite ler ou ouvir notícias em excesso;
- mesmo em casa, pratique exercícios físicos;
- coloque a leitura em dia;
- caso tenha crianças, dedique um tempo exclusivo para elas;
- brinque com seus animais de estimação;
- evite ficar muito tempo nas redes sociais;
- mantenha os cuidados pessoais e se arrume, mesmo para ficar em casa;
- cuide das plantas ou tome um pouco de sol e faça atividades ao ar livre, caso tenha espaço disponível em sua casa.