Blog da Usiminas

Usiminas no Combate a pandemia

A Usiminas no combate à pandemia

Proteger a vida é um dos fundamentos do DNA Usiminas, por isso, desde o início da pandemia da Covid-19 temos desenvolvido diversas ações  com o objetivo de cuidar de nossos colaboradores, parceiros e moradores das comunidades onde atuamos. A implementação dessas iniciativas conta com a parceria da Fundação São Francisco Xavier e do Instituto Usiminas. 

Estrutura e atendimento hospitalar

Investimos até o momento, cerca de R$ 27 milhões em iniciativas, por meio da Fundação São Francisco Xavier, responsável pela gestão de quatro unidades hospitalares instaladas em cidades de Minas Gerais e em Cubatão/SP. A maioria dos atendimentos e da estrutura desses hospitais que atendem 35 municípios do Leste de Minas e para a Baixada Santista é voltada para o SUS. 

Como parte de nossas ações preventivas e assistenciais à Covid-19, foi criado também uma nova unidade de UTI no Hospital Márcio Cunha, que agora conta com um andar inteiramente dedicado ao tratamento de pacientes que não necessitam de cuidados intensivos. No total, foram adquiridos 94 novos leitos de UTI para Ipatinga, Itabira e Cubatão, assim como respiradores e equipamentos de monitoramento.  Pensando também na saúde emocional dos pacientes isolados, foi desenvolvido um sistema virtual de visitas. Assim, familiares e amigos podem manter contato com os pacientes, mesmo que à distância. 

Doações

Graças a uma parceria com um grupos de artesãs, conseguimos doar 150 mil máscaras de proteção para entidades e para a população das regiões onde estamos presentes. E, na campanha social #SolidariedadeContagia, criada no início da pandemia foram arrecadados 700 kg de alimentos. Em Ipatinga (MG), foram doadas 40 toneladas de alimento além de kits para a comunidade. Também doamos recursos para a higienização de espaços públicos com grande circulação de pessoas em Ipatinga e Cubatão.

Ações do Instituto Usiminas

A nossa atuação nesse momento de quarentena vai além dos cuidados preventivos e da estrutura hospitalar. Com o Instituto Usiminas, levamos arte, cultura e educação por meio de ações virtuais, como o “Em Casa com o Instituto”, ou presenciais, com destaque para o “Circuito Comunidade”. 

Já são 25 bairros de Ipatinga contemplados pelo “Circuito Comunidade”. A ação também já foi realizada nas cidades de Itaúna e Itatiaiuçu, ambas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

E todo mundo pode aproveitar as oficinas, contações de história, aulas virtuais, além de conversas conectadas por meio de lives nas redes sociais do Instituto Usiminas. É só procurar por “instituto usiminas”, no facebook ou no instagram. A programação dos próximos eventos você encontra no site do Instituto.

Para manter a Usiminas livre do vírus, nossos colaboradores e visitantes têm a temperatura aferida em todas as unidades. Além disso, estamos fazendo uma testagem estratégica para Covid-19 nos colaboradores da Usiminas, FSFX e terceirizados. 

Mineração Usiminas

Também com foco no cuidado com as pessoas e na proteção à vida, a Mineração Usiminas já fez doação de 12 mil máscaras em tecido, mil litros de álcool em gel, mil óculos de segurança, mil aventais para profissionais de saúde, 20 termômetros digitais e protetores faciais com testeira, que beneficiaram instituições como a Prefeitura de Itatiaiuçu (MG), a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Para o Hospital Manoel Gonçalves, localizado em Itaúna (MG), a empresa destinou cerca de 75 mil luvas descartáveis, 7,5 mil máscaras PFF2 e 1,6 mil óculos de segurança. A instituição, que é referência para os municípios de Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema, recebeu ainda, em maio, depósitos que totalizaram R$ 230 mil, para reforço dos atendimentos.

Também foram doadas 11 mil das 35 mil máscaras em TNT produzidas pelas costureiras da Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu (Acirpa), além de distribuição de 450 profissionais kits de alimentos e produtos de higiene, em abril e maio, para minimizar as dificuldades geradas pelas restrições de funcionamento do comércio no período. 

Quer saber mais sobre como estamos lidando com a prevenção da COVID-19 dentro da Usiminas? Clique aqui!