Blog da Usiminas

Ações para a comunidade

Ações para a comunidade: isso é coisa da Usiminas!

Com a pandemia da Covid-19 e a necessidade do isolamento social, a Usiminas, em parceria com o Instituto Usiminas, vem promovendo importantes ações sociais com o objetivo de se conectar ainda mais com a comunidade, mesmo que de forma remota, nas regiões onde estamos presentes. Essa foi uma maneira que encontramos de reforçar o compromisso da empresa com as questões sociais nessas regiões. Confira mais sobre essas ações!

Circuito Comunidade

O Circuito Comunidade é uma iniciativa que tem o objetivo de levar música e arte para a população durante o período de isolamento social, sem que as pessoas precisem sair de casa para se divertir. Em Ipatinga, aos domingos pela manhã, um carro de som adaptado circula pelos bairros da cidade com atrações musicais diversas, levando entretenimento e diversão para toda a família. Já nas cidades de Itaúna, Itatiaiuçu e Cubatão, os eventos acontecem de forma pontual, com datas marcadas.

Plataforma Educativa

A Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocina a Plataforma Educativa do Instituto Usiminas. O programa permite ao público ter acesso a uma série de eventos e conteúdos de cultura e educação sem sair de casa, além de apresentar propostas de conteúdos a professores e educadores em geral.

Essa é uma alternativa para ampliar as experiências artísticas e culturais nos lares, sempre priorizando a valorização e o respeito à diversidade. O programa oferece cursos, visitas mediadas, espetáculos, shows, filmes, oficinas, narração de histórias, conversas e outras formas de vivenciar as artes, que são acessados dentro da plataforma virtual.

Em Casa com o Instituto Usiminas

O projeto Em Casa com o Instituto Usiminas, realizado pelo Instituto Usiminas e patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o objetivo de levar ao público uma série de conteúdos educativos, informativos e culturais, por meio dos canais de comunicação digitais do Instituto em função do isolamento social e das medidas protetivas ao coronavírus. O programa alcançou 6 milhões de pessoas em 2020, levando shows ao vivo, aulas de dança, yoga, artesanato, oficinas decorativas e muito mais.  

Acessibilidade das ações com libras

Com o objetivo de promover mais inclusão em suas atividades, o Instituto Usiminas firmou parceria com a Associação dos Surdos de Ipatinga (Asipa) e agora possui um profissional intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais – para fazer a tradução de todas as atrações de sua programação.

Essa parceria é uma maneira de democratizar o acesso à arte e ampliar o público atendido pelas ações culturais da Usiminas. Assim, durante a pandemia de 2020, dentro das atividades do Instituto, foram oferecidos cursos, oficinas e apresentações, todas com tradução em libras de forma remota e on-line, respeitando o isolamento social. 

Foco nas pessoas? Isso é coisa da Usiminas!

Quer conhecer mais ações da Usiminas para a comunidade? Confira!