Blog da Usiminas

Conheça o novo edital da Usiminas de Projetos Incentivados

O compromisso com o desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridos, faz parte do DNA das Empresas Usiminas. Pensando nisso, a companhia abre inscrição para seu primeiro edital de projetos incentivados.

A iniciativa tem o objetivo de possibilitar que os investimentos da companhia viabilizados por meio de incentivos fiscais sejam direcionados para ações aderentes às vocações e potencialidades dos territórios e impulsionem o desenvolvimento local. Ao mesmo tempo, a Usiminas busca fortalecer sua atuação social junto às comunidades, incentivando o protagonismo das iniciativas locais, estimulando a geração de renda, a promoção da cidadania, a diversidade cultural, a formação humana e a realização de ações estruturantes com benefício direto para as pessoas. 

Serão selecionados projetos alinhados às demandas de cada localidade, que estejam inseridos em um ou mais eixos da de atuação sociocultural das empresas Usiminas e que tragam benefícios a médio e longo prazo, construam legado e estimulem a diversidade e a inclusão. De modo a permitir uma maior participação das comunidades no processo, será criado um Comitê Consultivo, formado por membros da sociedade civil que terão a oportunidade de avaliar os projetos pré-selecionados pela companhia. “A Usiminas já vem apoiando mais de dois mil projetos ao longo de quase 30 anos, direcionando recursos para diversas ações nas localidades onde está presente. Agora, com esse edital, queremos ampliar nosso leque e conhecer novas iniciativas alinhadas com as demandas dessas comunidades”, conta a diretora Corporativa de Comunicação e Relações Institucionais da Usiminas, Ana Gabriela Dias Cardoso.

Eixos de atuação

 

Fortalecimento Comunitário: Qualificar organizações, agentes e conselhos sociais para que sejam protagonistas em seus territórios e promovam o desenvolvimento de ações estruturantes e convergentes com os interesses da sociedade.

Economia Criativa: Estimular o empreendedorismo e iniciativas que promovam a geração de renda e autonomia financeira, fomentar a diversidade cultural e realizar atividades artísticas e de entretenimento.

Educação Não-Formal: Fomentar iniciativas interdisciplinares que contribuam para a formação humana, por meio de ações culturais, esportivas e ambientais.

Bem-Estar e Saúde: Incentivar atividades que contribuam para melhorar a qualidade de vida, promovam a cidadania e inclusão social.

Voluntariado: Conectar colaboradores e colaboradoras para compartilharem tempo, trabalho e talento em ações solidárias que beneficiem a comunidade.

O período de inscrição é de 20 de setembro a 20 de outubro de 2021 e o resultado será disponibilizado em dezembro de 2021.

Acesse o site do edital, saiba mais e participe: http://projetosincentivados.usiminas.com