
Estação Pedra Mole aberta ao público, em Ipatinga
Você conhece o projeto Pedra Mole – Estação das artes, em Ipatinga?
Que tal conhecer?
Localizada nas ruínas da primeira Estação Ferroviária do Vale do aço, a Estação Pedra Mole foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Ipatinga e propõe uma agenda de atividades artísticas e culturais, com visitas guiadas gratuitas, visando resgatar a memória do patrimônio cultural de Ipatinga, incentivando a comunidade conhecer parte importante da história do Vale do Aço.
Em um ano tão especial, com o do aniversário de 60 anos de operações da Usiminas e também com os 100 anos da Estação Pedro Mole, a Usiminas irá promover atrações gratuitas, entre os meses de maio e junho, que incluem visitas guiadas, oficina de educação patrimonial, concurso de redação e criação de um acervo permanente com registros, fotos e outros documentos dos Patrimônios de Ipatinga.
A iniciativa é viabilizada com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, e é realizada pelo Grupo Teatral Boca de Cena e Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Confira a programação:
Visitas guiadas
As visitas guiadas às Ruínas da Estação Pedra Mole serão conduzidas pela intervenção “Retrato de trem”, entre maio e junho. Os visitantes terão a oportunidade também de conhecer a nova locomotiva instalada pela Usiminas no local, em comemoração ao centenário do bem tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Ipatinga.
As visitas guiadas para escolas e famílias são realizadas nos dias 2, 3, 4, 7, 9, 10, 11 e 14 de maio e nos dias 4, 6, 7, 8, 11, 14 e 15 de junho. Aos sábados, as visitas acontecem às 9h. Já nos dias de semana são dois horários: às 9h e às 14h30.
Para agendar as visitas entre em contato no Whatsapp pelo número: (31) 98662-4085.
Oficinas
Educadores e demais interessados em conhecer e multiplicar a história do Patrimônio Cultural de Ipatinga podem se inscrever para a “Oficina Patrimônio Cultural – Encontro com a Memória”. Ela será ministrada pela historiadora especialista em Gestão do Patrimônio e produtora cultural Leila Cunha, nos dias 7 e 14 de maio e nos dias 4 e 11 de junho, às 13h.
A proposta é inspirar outras práticas pedagógicas que possibilitem a valorização e conscientização sobre a importância de nossas raízes para a preservação histórica e fortalecimento das nossas identidades.
Concurso de redação
Com o objetivo de preservar, valorizar e estimular a pesquisa, a criatividade, a originalidade, a leitura, bem como sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do Patrimônio Histórico de Ipatinga, os alunos do Ensino Fundamental II da rede de pública de ensino de Ipatinga estão convidados a participar do Concurso de Redação.
Os 30 melhores trabalhos receberão certificados de participação e os três primeiros colocados serão premiados com um tablet. As inscrições vão até 31 de maio.
As inscrições para oficinas, regulamento do concurso de redação e mais informações estão no perfil @bocadecenaipatinga no Instagram ou disponíveis clicando aqui. O interessado também pode solicitar pelo e-mail bocadecenateatro@gmail.com.
Acervo permanente
A comunidade também poderá participar da criação de um Acervo Permanente sobre os patrimônios históricos de Ipatinga, com a doação de fotos, jornais, publicações ou mesmo enviando histórias e relatos de pioneiros na construção da cidade.
Todo material pode ser enviado para o email bocadecenateatro@gmail.com. O acervo ficará disponível para consulta na página do Grupo Teatral Boca de Cena.
Quer conhecer um pouco mais da Estação Pedra Mole? Confira o tour 360° das Ruínas da Estação (Produção: Leila Cunha).