Blog da Usiminas

Exposição olha pra mim

Exposição “Olha Pra Mim” ganha visita virtual durante a pandemia

Já parou pra pensar como seriam as relações sociais se pudéssemos enxergar o outro apenas pelo seu olhar? É sobre isso que o projeto “Olha Pra Mim”, do fotógrafo pernambucano Thiago Santos, fala.

A mostra foi lançada pelo Instituto Usiminas, em novembro de 2020, e ganhou uma versão virtual com o objetivo de aproximar o público das obras durante o período de pandemia e isolamento social.

Esse projeto, patrocinado pela Usiminas e realizado pelo Instituto Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, traz a reflexão de como seriam as relações humanas se as pessoas se identificassem apenas pelo olhar. O projeto, desenvolvido pelo fotógrafo desde 2014, já tinha como foco se colocar no lugar do outro, e agora, durante o momento que vivemos, as questões de empatia estão mais atuais do que nunca.

“Eu crio essa galeria de arte com retratos preto e branco, colocando todo mundo nesse mesmo parâmetro de igualdade, sem fazer distinção de cor, credo, religião, sexo, orientação sexual. Coloco todo mundo nesse mosaico fazendo com que todo mundo se sinta igual, nessa linha cronológica do olhar”, afirma Thiago.

O Olhar de Ipatinga

Ipatinga é a primeira cidade do interior do país a receber a exposição “Olha Pra Mim”, que teve sua primeira apresentação em São Paulo. Na mostra, Thiago Santos reúne mais de 300 olhares captados em várias cidades com imagens do seu acervo. Somente em Ipatinga, o artista fotografou 80 pessoas, com a proposta de evidenciar a diversidade local, propondo ao espectador perceber a sua importância e a do outro.

A qualidade técnica do trabalho do fotógrafo, permitiu a extensão para outros lugares que não sejam os suportes tradicionais da fotografia. Com isso a exposição foi expandida para a cidade e ocupou diversos espaços, como o teatro Zélia Ogum e o Parque Ipanema, dando uma introdução à exposição que pode ser vista no Centro Cultural Usiminas.

Participe da nossa visita virtual da exposição “Olha pra mim” que está disponível no Instagram, no Facebook e na Plataforma Educativa do Instituto Usiminas. Confira!