Blog da Usiminas

Incentivo à leitura? Isso é coisa da Usiminas!

Incentivo à leitura? Isso é coisa da Usiminas! 

O incentivo à educação e à cultura nas comunidades onde estamos presentes é um dos grandes pilares de atuação social da Usiminas. 

Neste dia nacional do livro, 29 de outubro, conheça algumas das ações da Usiminas, em parceria com o Instituto Usiminas, voltadas para o incentivo à leitura: 

Biblioteca Central de Ideias

Fundada com o objetivo de promover o acesso à leitura de forma gratuita para a comunidade, a Biblioteca Central de Ideias leva oportunidades de aprendizagem para todos. O trabalho é baseado nos pilares que norteiam o trabalho educativo do Instituto Usiminas: investir na realização de iniciativas que possam movimentar saberes múltiplos a partir de princípios de diversidade, equiparação de oportunidades de acesso e inclusão, além de valorização da vida, das artes e das ciências.

O acervo da Biblioteca Central de Ideias pode ser consultado pelo site.

Delivery de livros 

Durante a pandemia da Covid-19, com o objetivo de atender os usuários da Biblioteca mesmo com as determinações de isolamento social, o Instituto Usiminas, com patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, implementou o empréstimo das obras via entrega à domicílio de livros

Os empréstimos foram muito requisitados para apoio ao ensino remoto durante o isolamento. A iniciativa ainda continua sendo realizada e já alcançou mais de 40 bairros de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso. Para ter acesso ao empréstimo pelo Delivery de Livros, é necessário fazer a reserva antecipada dos títulos pelo telefone (31) 3824.3849 ou pelo e-mail bibliotecacentraldeideias@usiminas.com.

Biblioteca Livre

Firmando mais uma vez o compromisso com o crescimento das comunidades, a Usiminas, com apoio do Instituto Usiminas, patrocina por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o projeto Biblioteca Livre. Estão sendo instalados 10 pontos da biblioteca em Ipatinga, nos bairros Bela Vista, Bom Retiro, Cariru, Novo Cruzeiro, Vila Ipanema, Vila da Paz e Horto, além do Hospital Márcio Cunha, Hospital Municipal e Parque Ipanema. Os espaços ficarão abertos 24 horas por dia e contarão com obras para todas as idades. Os empréstimos são gratuitos: basta os interessados escolherem a obra, escanear o código do livro pelo QR Code e enviar para o WhatsApp da Casa Cult. O leitor tem o prazo de até sete dias para devolver o livro, no mesmo local em que o retirou. 

A iniciativa é realizada pela Casa Cult, conta com o apoio do Instituto Humanizar, da Prefeitura de Ipatinga e Instituto Usiminas, e patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Além de nossas ações para a comunidade, algumas unidades de nossas empresas contam com espaço de leitura para nossos colaboradores e colaboradoras desfrutarem de bons momentos.

Quer conferir mais ações voltadas à cultura? Conheça o Centro de Memória da Usiminas.