Blog da Usiminas

Instituto Usiminas amplia atuação em projetos culturais, sociais e esportivos

Estar conectada com a comunidade, promovendo ações sociais, de cultura, educação e esporte sempre foi um pilar importante de atuação da Usiminas. Ao longo de 2021 isso não foi diferente. 

Mesmo em um cenário de pandemia, a empresa, por meio do Instituto Usiminas, beneficiou as regiões do Vale do Aço (MG), de Serra Azul (MG) e da Baixada Santista (SP) com investimentos na ordem de R$23,5 milhões, por meio de renúncia fiscal, em 87 projetos patrocinados. Somente no Vale do Aço, o investimento em projetos saltou 89,4%, em relação a 2020, chegando a R$12,3 milhões investidos em 47 iniciativas. 

O público participou de forma presencial e virtual das atividades realizadas pelo Instituto Usiminas durante o ano de 2021. Presencialmente, mais de 82,3 mil pessoas participaram das ações realizadas em Ipatinga (MG), Itatiaiuçu (MG) e Cubatão (SP). E a presença digital pelas redes sociais do Instituto Usiminas (Instagram, Facebook e Youtube) aumentou 10% em relação ao ano anterior, somando mais de 33 mil seguidores Todas as iniciativas da Usiminas, por meio do Instituto Usiminas, estão conectadas com conceitos da agenda ESG, como forma de contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto global da ONU, assinado pela empresa no ano passado. “Os resultados de 2021 revelam o compromisso da Usiminas e do Instituto Usiminas para garantirem que as comunidades sejam beneficiadas com iniciativas socioculturais e esportivas”, destaca a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal.  

Dê o play no vídeo abaixo e confira um resumo das iniciativas promovidas pela Usiminas, por meio do Instituto Usiminas, ao longo do ano passado:

Centro de Memória Usiminas 

Como parte das comemorações dos 59 anos da Usiminas, o Centro de Memória Usiminas foi inaugurado oficialmente em outubro, no prédio do Grande Hotel, patrimônio histórico da cidade de Ipatinga. O espaço possui três alas expositivas e já teve mais de 1.700 visitantes desde a inauguração.

Além do acervo histórico, o local exibe também importantes obras de alguns dos mais representativos nomes das artes moderna e contemporânea do país. São pinturas e esculturas assinadas por nomes como Amílcar de Castro, Tomie Ohtake e Bruno Giorgi, reunidas pela empresa ao longo de sua história e que antes tinham acesso restrito aos colaboradores. 

Circuito Comunidade

O Circuito Comunidade, que já era sucesso, abriu a programação do Instituto Usiminas em 2021 pautado pelo propósito da solidariedade, levando cultura e arte para as comunidades onde a Usiminas atua. 

As cidades de Ipatinga, Itatiaiuçu e Cubatão receberam shows temáticos com artistas locais, a bordo do mini trio, passando pelas ruas de 47 bairros nas três cidades. Cerca de 22 mil pessoas receberam o Circuito Comunidade em suas casas, incluindo quatro entidades socioassistenciais de Ipatinga e uma de Itatiaiuçu. 

As comunidades das três localidades foram presenteadas com cerca de 900 mudas de árvores incentivando práticas mais sustentáveis. Em Ipatinga, o público também foi convidado a participar da Troca Solidária, realizada no Circuito Comunidade e nos eventos presenciais, com o objetivo de arrecadar alimentos não-perecíveis e itens de limpeza por mudas de árvores cultivadas no Viveiro da Usiminas.

Ação Educativa

As ações do Instituto Usiminas voltadas para educação alcançaram resultados positivos, com temas relacionados ao contexto da pandemia. A campanha Heróis contra a Covid, por exemplo, forneceu vídeos e materiais educativos virtuais para que as escolas pudessem trabalhar no ensino remoto. Mais de 17 mil instituições foram alcançadas pela campanha que contou também com a parceria da Fundação São Francisco Xavier (FSFX). 

O Programa de Formação de Professores e Arte-educadores, por sua vez, promoveu quatro cursos para 200 educadores, alcançando 19 estados brasileiros e Portugal. A Biblioteca Central de Ideias levou o Delivery de Livros para diversos usuários, com mais de 700 empréstimos gratuitos do Vale do Aço. A volta da Aventura no Viveiro, as Contações de Histórias, o Arte em Família e as Visitas Teatralizadas também fizeram parte da lista de ações retomadas de forma presencial durante o ano. 

Comunidade Parceira

Novidade no ano, o projeto Comunidade Parceira foi criado pelo Instituto Usiminas para responder a alguns anseios das comunidades localizadas nas regiões de maior presença da Usiminas, que foram identificados em pesquisa realizada nos meses de janeiro e fevereiro de 2021. 

As primeiras ações aconteceram entre setembro e dezembro, visando ouvir as histórias das comunidades, para elaboração de um mapeamento afetivo que guiará a implementação de iniciativas sociais nas localidades selecionadas. Em Ipatinga, a ação chegou aos bairros Bom Retiro e Vila da Paz; em Itatiaiuçu, passou pelas comunidades Curtume e Samambaia; já em Cubatão, a comunidade contemplada foi a Mantiqueira.

Como pudemos ver, o ano de 2021 foi marcante para a Usiminas. Confira uma retrospectiva dos principais acontecimentos do ano na empresa