Blog da Usiminas

Instituto Usiminas retoma atividades teatrais

Depois de mais de um ano com seus espaços culturais, em Ipatinga (MG), de portas fechadas devido a pandemia de Coronavírus, o Instituto Usiminas vem retomando, de forma gradativa, suas atrações presenciais.  Em julho, o jardim externo do Centro Cultural Usiminas foi palco dessa reaproximação com o público. O Reencontro no Jardim tem como objetivo oferecer, de forma híbrida, shows, contações de histórias e atividades educativas realizadas com público limitado e transmissão ao vivo pelo canal no YouTube do Instituto Usiminas. Com o público, obrigatoriamente, utilizando máscaras e respeitando o distanciamento social. Aperte o play e confira: Já em agosto, o Instituto Usiminas, por meio da Ação Educativa, retornou com o programa Visitas Teatralizadas, com a primeira visita ao Teatro Zélia Olguin, em Ipatinga. Respeitando todos os protocolos de prevenção a Covid-19, a visita foi realizada, neste primeiro período, para famílias e pequenos grupos. “É com muita satisfação que retomamos mais esta atividade presencialmente, tomando todas as medidas de biossegurança. É uma alegria voltar a receber o público em nossos espaços ”, enfatiza a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal.   

Mais atrações para a comunidade

Além da programação presencial, o Instituto Usiminas continua com as ações voltadas para a comunidade desenvolvidas durante a pandemia Iniciado em 2020, em Ipatinga, o Circuito Comunidade leva música e arte em seu minitrio, para os moradores assistirem sem sair de casa. Em Ipatinga, a ação é levada aos bairros da cidade todos os domingos, e nas cidades de Itatiaiuçu (MG) e Cubatão (SP) uma vez ao mês. O Circuito Comunidade integra o programa Em casa com o Instituto, que leva também por meio das redes sociais, conteúdos exclusivos de cultura, educação e entretenimento. Já a Plataforma Educativa, além de permitir ao público ter acesso a conteúdos e eventos de cultura e educação, apresenta também a professores e educadores propostas de conteúdos inovadores.   

Programação de agosto das atividades presenciais em Ipatinga

Toda programação do Instituto é realizada com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e está disponível no site do Instituto Usiminas. Dia 21/08 e 22/08, às 15h – A dupla Gledes Gualberto e Paulo David, do Quintal da Guegué (MG), com a contação de histórias “O Caso do Bolinho”, no Teatro Zélia Olguin. A atração contará com tradução em Libras. A entrada é gratuita mediante a retirada de ingressos pelo site. Dia 21/08, às 20h –  A Série Espetáculo de Teatro apresenta o musical Ópera de Sabão, com a Cia. Maria Cutia (BH), inspirado nas radionovelas. Dia 27/08, às 20h –  Concerto Trilhas Sonoras de Cinema, com a Orquestra de Câmara Vale do Aço, vai encantar o público com sucessos que fizeram a história do cinema. As atrações realizadas no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Instituto Usiminas no YouTube. Dia 28/8, às 16h –  Circo de Família, com a Cia. Circunstância (BH), reunir a tradição do circo, o teatro de rua e a palhaçaria. Dia 29/08, de 8h30 às 11h30 – O Circuito Comunidade celebra o Dia dos Pais com um show de música instrumental de choro com os músicos Wellington Assunção (bandolim) e Fabiano Cruz (violão), no bairro Canaã. 
  Quer saber mais? Confira mais ações do Instituto Usiminas.