
Linha do tempo – Usiminas 58 anos
Baixe aqui a versão especial para mobile desta linha do tempo e leve com você um pouco da nossa história.
Mais um aniversário chegou por aqui e nessa história escrita ano após ano, escrevemos nesta segunda, 26 de outubro, o 58º capítulo. Relembre com a gente alguns fatos que marcaram essa trajetória:
Década de 1960
1962
Início das operações da Usiminas, em 26 de outubro de 1962, na Usina de Ipatinga, com o acendimento do Alto-Forno 1.
1965
A usina passa a ter uma produção integrada, com a inauguração da Laminação de Tiras a Quente, da segunda bateria da Coqueria, da Linha de Acabamento de Tiras a Quente, do segundo Alto-Forno e da Laminação de Tiras a Frio.
1969
A Usiminas já atendia a 50% da demanda nacional por chapas grossas. Criação também da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), para gerir empreendimentos sociais junto às comunidades.
Década de 1970
1971
É inaugurado o Centro de Pesquisa da Usiminas, o maior em siderurgia da América Latina, consolidando seu diferencial tecnológico e de qualidade.
1974
Mais uma inauguração. Dessa vez foi o Alto-Forno 3, proporcionando a Usiminas capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas de aço por ano.
Década 1980
1980
A década de 80 começa com a inauguração da nova Sede da Usiminas, em Belo Horizonte.
Década 1990
1991
No início desta década acontece a abertura da economia brasileira e a Usiminas é a primeira empresa escolhida a ser privatizada no país por ser considerada eficiente e melhor preparada.
1993
A Usiminas adquire parte do controle acionário da Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa), instalada em Cubatão (SP). No mesmo ano é criado também o Instituto Usiminas, responsável pela gestão de projetos patrocinados e desenvolvimento de programas educacionais.
1996
O cuidado da Usiminas com a preservação do meio ambiente é reconhecido com o certificado ISO 14001. A empresa é a primeira siderúrgica do Brasil e a segunda no mundo a conquistar a certificação.
1999
Inauguração da mais moderna linha de laminação a frio do país – a Laminação a Frio 2, com capacidade para produzir 1 milhão de toneladas de aços laminados por ano.
Novo milênio
2000
É inaugurada em Ipatinga a Unigal, joint venture entre Usiminas e Nippon Steel Corporation. A parceria é responsável pela primeira linha de galvanização a quente (HDG), produto bastante demandado pelas montadoras.
2007
A qualidade dos produtos Usiminas é mais uma vez reforçada com a certificação pelas normas europeias ELV e RoHS, de produção ecologicamente correta.
2009
Nasce a Soluções Usiminas, reforçando a atuação em serviços, transformação e distribuição de aço.
Década 2010
2010
É criada a Mineração Usiminas, em Itatiaiuçu (MG), joint venture entre Usiminas e Sumitomo Corporation. No mesmo ano é implantada a tecnologia CLC na Usina de Ipatinga, permitindo a fabricação de chapas grossas com características especiais para o mercado naval e de óleo e gás, entre outros.
2011
A Unigal inaugura uma nova linha de galvanização por imersão a quente. O investimento duplica a capacidade de produção de aços galvanizados da companhia.
2012
A Usiminas chega aos 50 anos de operações inaugurando uma nova Linha de Tiras a Quente na Usina de Cubatão, uma das mais modernas em operação no mundo.
2015
Usiminas é escolhida como principal fornecedora de aço para a fábrica da Jeep no Brasil, localizada em Goiana (PE). No mesmo ano, iniciamos o Mobiliza pelos Caminhos do Vale, responsável pela recuperação de mais de 2.600 quilômetros de estradas rurais a partir do uso de agregado siderúrgico.
2017
Projeto Mãos Seguras é reconhecido internacionalmente pela World Steel Association na categoria Saúde e Segurança. Mobiliza pelos Caminhos do Vale também é premiado pela instituição na categoria Excelência em Sustentabilidade.
2018
Desenvolvimento do Usi Solar, aço exclusivo para o mercado de plataformas fotovoltaicas. Projeto Superar torna a Usiminas bicampeã em Saúde e Segurança no Steelie Awards, promovido pela World Steel Association.
2019
Lançamento do InovaAí, plataforma para reunir as iniciativas, estratégias e ações da Usiminas com foco na inovação. Mais um prêmio em Saúde e Segurança da World Steel Association, dessa vez pelo Sistema Integrado de Saúde Usiminas (SISU). Somos tricampeões!
2020
Pelo segundo ano consecutivo a Usiminas foi reconhecida no TOP 100 Open Corps, como uma das empresas que mais fazem inovação aberta com startups no país. Também tivemos o lançamento oficial da loja on-line da Soluções Usiminas.
Nossa linha do tempo não termina agora, neste momento continuamos a escrevê-la. Esperamos por você aqui em 2021 para ler o próximo capítulo dessa história.