Blog da Usiminas

Parcerias e Meios de Implementação: Usiminas e o ODS 17

Com a adesão ao Pacto Global, a Usiminas se comprometeu a atuar em prol de 14 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esses objetivos são como grandes metas propostas pela ONU, organizadora do Pacto Global, para direcionar a ação dos participantes em benefício de toda a comunidade global.

Nos últimos meses, apresentamos a toda comunidade cada um desses compromissos assumidos e, agora, chegamos ao fim da série com o ODS 17: Parcerias e Meios de Implementação. 

Em que consiste esse ODS? 

O objetivo 17 tem como foco fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

Trata-se de uma meta mais voltada para a ação internacional de auxílio a países em desenvolvimento, ampliando as possibilidades de investimento, transferência tecnológica e comércio multilateral.

Como a Usiminas contribui para o objetivo?

Aqui na Usiminas acreditamos que a ação coletiva é um caminho importante para superarmos desafios comuns ao nosso setor e também para avançarmos em temas importantes para a sociedade, como educação, meio ambiente e qualidade de vida.

Por essa razão, participamos de diversos fóruns, promovendo espaços de diálogo aberto com os pares e a sociedade.

Atualmente, as empresas Usiminas participam formalmente de 28 entidades e associações ligadas à siderurgia e mineração, além de outras atuantes em temas como transporte, diversidade e inclusão, qualidade e comunicação.

Um exemplo é a assinatura da Carta de Sustentabilidade da World Steel Association, por meio da qual nos comprometemos com os sete princípios sustentáveis da indústria do aço.

A companhia mantém, ainda, parcerias com prefeituras e entidades representativas do poder público, como no programa Usiminas Mobiliza, e busca participar de iniciativas locais de diálogo nas comunidades onde está presente.

#SouSustentabilidade
#SouUsiminas

Quer ficar por dentro da atuação da Usiminas em relação aos outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? Conheça um pouco mais sobre o ODS 16.