Blog da Usiminas

Usiminas estimula solidariedade neste fim de ano

A Usiminas vem atuando fortemente na agenda ESG, reforçando cada vez mais o vínculo com as comunidades por meio, principalmente, de ações sociais e ambientais. E neste fim de ano, uma série de projetos estão previstos com foco em estimular a solidariedade e proporcionar um Natal ainda mais especial para milhares de pessoas: 


Natal Solidário – 22/11 a 10/12

A Soluções Usiminas e os colaboradores voluntários de Guarulhos (SP) estão arrecadando brinquedos que serão direcionados à Pastoral do Povo da Rua, para realização de uma ação de Natal com as crianças da comunidade. A instituição contribuirá com o Natal de 56 meninas e meninos, com faixa etária entre 2 e 8 anos.


Papai Noel dos Correios  – 25/11 a 07/12

A Usiminas, em parceria com os Correios, está realizando mais uma campanha de apadrinhamento de cartinhas de Natal. A Campanha Papai Noel dos Correios, que existe desde 1989, nasceu em Belo Horizonte (MG), e seu desempenho nos últimos anos mostra sua importância social. Ao todo, os voluntários da empresa estão atuando no apadrinhamento de 250 cartinhas de crianças e adolescentes que estudam em escolas públicas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 


Apadrinhamento de crianças e adolescentes – 22/11 a 15/12

A Usiminas está realizando mais uma campanha de apadrinhamento de crianças institucionalizadas do Vale do Aço. A escolha das crianças acontece em formato virtual, na plataforma do VOU e os presentes irão contribuir com o Natal de 68 crianças e adolescentes da região.


Resultados positivos

Confira algumas das ações que rolaram nos últimos meses e o resultado de cada uma delas: 


Arrecadação de alimentos 

A Soluções Usiminas e os colaboradores voluntários Taubaté (SP) arrecadaram 147 itens, entre alimentos e roupas em bom estado, que foram destinados ao Projeto Anjos de Luz em apoio a pessoas em situação de rua.


Pintura de Brinquedos de Madeira

O VOU – Voluntários Usiminas em parceria com o Presídio de Coronel Fabriciano está promovendo mais uma ação para transformar resíduo do processo produtivo em brinquedos para crianças e adolescentes acolhidos em instituições de Belo Horizonte, Cubatão, Itatiaiuçu e Ipatinga . De forma resumida, a Usiminas doa pallets usados, recebidos como embalagens de insumos e equipamentos adquiridos pela empresa, enquanto os detentos ficam responsáveis por transformar os materiais em brinquedos, reduzindo o período de detenção a cada dia trabalhado. Depois de prontos, os brinquedos são pintados por voluntários da Usiminas, que recebem um kit com dois ou três brinquedos e todo o material necessário para a pintura.


Troca de mudas por leite 

Trocar uma muda de árvore, do Viveiro de Mudas da Usiminas, por 1 litro de leite, apoiando os asilos da região do Vale do Aço (MG). Com o objetivo de contribuir com a alimentação e garantir o leite dos idosos, o programa VOU – Voluntários Usiminas realizou uma ação de troca de mudas nos dias 24, 25 e 26 de novembro no estacionamento da portaria do bairro Bom Retiro, em Ipatinga (MG). Foram arrecadados 1.987 litros de leite, que foram doados para 10 instituições do Vale do Aço. A ação contou com a participação de 16 voluntários que apoiaram na organização e distribuição das mudas.


Semana Global do Empreendedorismo 

A Semana Global do Empreendedorismo é um movimento mundial que promove a reflexão de que o empreendedorismo é capaz de gerar desenvolvimento econômico social e transformar realidades. Durante o mês de novembro aconteceram milhares de atividades com diferentes públicos e temáticas, sempre abordando o empreendedorismo sob várias perspectivas. A iniciativa reuniu, de forma virtual, voluntários Usiminas e quatro alunos do ensino médio de escolas públicas de Minas Gerais para uma competição que simula a gestão e operação de uma fábrica de canetas. 

Quer ficar por dentro das ações de voluntariado da Usiminas? Acompanhe em nosso site