Blog da Usiminas

Usiminas no combate à discriminação

Um dos principais compromissos da Usiminas é ser uma empresa onde todos e todas possam ser quem realmente são, sem esconder nenhuma característica ou sofrer discriminação pelo seu jeito de ser. Aqui, a palavra de ordem é o respeito.
A diversidade e inclusão fazem parte de uma jornada que temos que percorrer juntos e juntas. Não temos espaço para discriminação e acreditamos que a melhor forma de combater isso é com o conhecimento.
 

Estereótipo x Preconceito x Discriminação

Você conhece a diferença entre estereótipo, preconceito e discriminação? Apesar de estarem correlacionados, esses conceitos têm efeitos diferentes. 

O estereótipo é o rótulo colocado em alguém por conta de alguma característica dela, por exemplo, acreditar que toda mulher gosta de se maquiar. O preconceito é um julgamento feito por conta de uma pré-concepção daquela pessoa, como acreditar que as mulheres que se maquiam não são boas profissionais. Já a discriminação, é o ato do preconceito na prática, como deixar de contratar uma mulher por ela estar usando muita maquiagem no dia da entrevista.
 

Cartilha de diversidade

Com o objetivo de combater a discriminação por meio da educação e sensibilização, a Usiminas junto com os grupos de afinidade do programa de Diversidade e Inclusão, criou a nossa própria Cartilha de Diversidade

Ela traz de forma bem leve e didática, dicas práticas para comportamentos diversos e inclusivos. Separada em cinco pilares: equidade de gênero, gerações, LGBTI+, raça e etnia e pessoas com deficiência, a cartilha é uma forma de trazermos conteúdo para que todos e todas possam consultar quando tiverem necessidade e encontrar respostas e direcionamentos sobre questões de diversidade. 

Você pode acessar a nossa cartilha aqui 

Quer saber mais sobre o assunto? Preparamos um vídeo para aprendermos sobre quais atitudes, comportamentos e até expressões ou termos devemos eliminar da nossa vida e quais devemos passar a adotar. Aperte o play e confira: