Estudantes de escolas públicas e particulares têm um dia de imersão na indústria no evento realizado pela FIEMG
A Usiminas busca sempre apoiar iniciativas que levem oportunidades de capacitação e crescimento profissional para a população que vive nas regiões em que a empresa está presente.
Segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), no ano 2022, o desemprego atingiu a marca de 9,5% de brasileiros, sendo que 30,3% estão entre os jovens de 18 a 24 anos.
A transição da escola e entrada ao mercado de trabalho pode ser assustadora para alguns jovens. Pois é nesse momento delicado que aparecem as incertezas da profissão, combinadas com a falta de experiência e oportunidades.
Por conta disso, a Usiminas se juntou com outras empresas do setor industrial para um dia de imersão com mais de 400 jovens moradores do Vale do Aço.
O conecta
O Conecta é uma parceria da FIEMG com as indústrias pertencentes ao Vale do Aço, incluindo a Usiminas.
A iniciativa veio do Grupo Técnico de Recursos Humanos do Conselho Estratégico da FIEMG Regional Vale do Aço. O objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento regional, além de movimentar a economia e proporcionar oportunidades aos jovens dentro da indústria.
A imersão
A 6ª edição do Conecta aconteceu no dia 18 de outubro, uma oportunidade de apresentar, a cerca de 400 estudantes de escolas públicas e particulares do Vale do Aço, as diversas possibilidades de carreira que a indústria oferece.
Com apoio da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), a iniciativa contou com palestras, oficinas e mesa redonda. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer experiências de profissionais das indústrias da região.
Trabalhando o tema “Jovens conectados ao futuro da indústria” o foco foi aproximar os estudantes ao universo industrial. “A escolha do tema está alinhada a um anseio e demanda das indústrias da região em apresentar aos jovens as possibilidades e oportunidades de carreira e desenvolvimento profissional dentro dessas empresas e o quanto esse segmento impacta e movimenta positivamente a economia do Brasil e do mundo”, pontuou
Amanda Cordeiro Branas, gerente corporativo de Treinamento, Desenvolvimento e Recrutamento.
O analista de Recursos Humanos,
Victor Tangoda, destaca os resultados do Conecta. “Tivemos uma troca muito importante com os alunos. Agora precisamos estar cada vez mais próximos e criar oportunidades para apresentarmos a indústria com mais detalhes, nos tornando ainda mais atrativos para esse público”, finaliza Victor.
Quer fazer parte da Usiminas?
Conheça os
Programas de Entrada, acompanhe as atualizações em nosso site
e inscreva-se.