Blog da Usiminas

Confira a Retrospectiva Usiminas 2021

O ano de 2021 foi marcante para as empresas Usiminas, com resultados históricos e entregas importantes.  

 Registramos nosso melhor resultado do século; inauguramos o Centro de Memória Usiminas, em Ipatinga; lançamos oficialmente a Mais Soluções Usiminas, nossa loja virtual; completamos 30 anos de privatização e implantamos o Sistema de Disposição de Rejeitos Filtrados (Dry Stacking), na Mineração Usiminas. 

Para relembrar esses e outros acontecimentos importantes, preparamos uma retrospectiva com as principais ações de 2021: 


Lançamento E-commerce

Em março, a Usiminas lançou oficialmente a plataforma de e-commerce Mais Soluções Usiminas. Atendendo empreendedores dos mais diversos segmentos, nossa loja virtual trabalha para contemplar as necessidades de nossos clientes com o melhor custo-benefício do mercado. Pelo celular, tablet ou computador, você tem acesso ao nosso e-commerce e pode comprar nosso aço com pagamento simplificado, se informar sobre a característica de cada tipo de produto e, ainda, receber o seu produto com segurança e agilidade.


Assinatura Pacto Global

Em mais um importante passo de sua estratégia de sustentabilidade, a Usiminas formalizou em abril, a adesão ao Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). A iniciativa tem como objetivo estimular as empresas a alinharem sua atuação de modo a promover o crescimento sustentável, estimulando a sociedade a atingir objetivos de desenvolvimento sustentável até 2030.


Nova Sede, em Belo Horizonte (MG)

A abertura para o novo está no DNA Usiminas. Prova disso é a nova e moderna Sede da empresa, inaugurada oficialmente em outubro no Amadeus Business Tower, Região Centro-Sul de Belo Horizonte (MG). A antiga Sede dará origem ao Hospital Libertas, gerenciado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), reforçando nosso compromisso com a comunidade em que estamos presentes. 


Inauguração Centro de Memória Usiminas

Como parte das comemorações dos 59 anos de operações da empresa, a Usiminas inaugurou em outubro, o Centro de Memória Usiminas. O mais novo equipamento cultural de Ipatinga, instalado no prédio do Grande Hotel,  dá ao público acesso, de maneira interativa e com recursos de tecnologia, à história da indústria do aço, da própria Usiminas e do município. Além do acervo histórico, o local conta também com importantes obras de alguns dos mais representativos nomes das artes moderna e contemporânea do país. 


50 anos Centro de Pesquisa e Desenvolvimento

Também em outubro, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Usiminas completou 50 anos de história. Com uma equipe de profissionais altamente qualificada, o local é responsável pelo desenvolvimento de aços de alto valor agregado para automóveis mais seguros e com menos impacto ambiental, para instalação de torres de energia eólica e solar e tantas outras aplicações demandadas pela indústria brasileira.


Dry Stacking

Reforçando o compromisso das nossas empresas com a sustentabilidade e com a construção do presente e do futuro, a mineração Usiminas inaugurou oficialmente em dezembro o Sistema de Disposição de Rejeitos Filtrados (Dry Stacking). A nova planta permitirá à empresa encerrar o ciclo de uso das barragens para a disposição dos rejeitos gerados no processo de beneficiamento de minério.


Ano de conquistas

E não para por aí. Ao longo de 2021, a Usiminas definiu metas sustentáveis e ampliou o patrocínio a projetos sociais. Com foco na Agenda ESG, desenvolvemos uma série de projetos em Ipatinga, na Serra Azul, região onde está presente a Mineração Usiminas e também nas demais comunidades onde a empresa atua. Alcançamos resultados recordes na história da companhia e fomos mais uma vez reconhecidos como uma das empresas mais inovadoras do Brasil. Lançamos novas plataformas para fornecedores e também para quem deseja começar a trabalhar nas empresas Usiminas. Vimos ainda o presidente da Usiminas, Sergio Leite, ser eleito uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina.

Quer saber mais? Aperte o play e confira nosso vídeo de retrospectiva 2021: