
Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral
Hoje, 2 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral. A data foi instituída para chamar a atenção do público para a importância da conscientização, prevenção e combate a essa prática nos ambientes de trabalho.
Você sabe identificar uma situação de assédio moral?
Esse comportamento se caracteriza por atitudes abusivas, direcionadas a um colaborador ou grupo de colaboradores, feitas repetidas vezes, e que afetam a dignidade do trabalhador. Xingar, colocar apelidos desrespeitosos, isolar, dificultar promoções são alguns exemplos de assédio moral no trabalho. Em comum, todas essas ações podem levar a danos à saúde das pessoas, a impactos na qualidade do trabalho e até mesmo na segurança das equipes.
Agora, quando o comportamento abusivo envolve um objetivo sexual, ele passa a ser classificado como importunação ou assédio sexual. Nessas situações, o assediador ou assediadora manifesta seu interesse por palavras, gestos ou propostas de cunho sexual. O que diferencia a importunação do assédio, é que no assédio o assediador utiliza de sua posição hierárquica para pressionar ou constranger os envolvidos. Já na importunação sexual, não há subordinação hierárquica. Ambos os atos não são tolerados pela Usiminas e são crimes.
A Usiminas repudia qualquer tipo de assédio e tem o compromisso em combater essas práticas diariamente. Para denúncias, temos o Canal Aberto, uma ferramenta segura e que garante confidencialidade das informações. Temos um time dedicado e independente para apurar esses e outros temas, para que o nosso ambiente de trabalho seja cada dia mais saudável, respeitoso, íntegro e seguro, para que todos e todas possam ser, como são.