
Mulheres na liderança da Usiminas
Continuamos a trilhar nosso caminho para uma Usiminas cada vez mais diversa e inclusiva. E uma das formas de fazermos isso é dando destaque para mais mulheres em nossa liderança. A Universidade Corporativa Usiminas, junto do grupo Equidade de Gênero do Programa de Diversidade e Inclusão, começou um trabalho muito importante nessa direção que vai preparar a nova geração de mulheres líderes da Usiminas: o mentoring e o coaching.
O que é mentoring?
Mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento profissional que tem como objetivo somar conhecimento por meio de mentorias. A ideia é que um profissional com mais experiência e expertise seja mentor de um outro, menos experiente, que deseja crescer profissionalmente.
O papel do mentor é auxiliar o mentorado por meio de insights, reflexões, compartilhando experiência e conhecimento. O processo de mentoring é focado nas demandas profissionais do mentorado, envolvendo questões da carreira e atuação profissional no mercado. O mentorado se desenvolve profissionalmente aprendendo com os erros e acertos compartilhados por seu mentor.
Mentoring de liderança feminina
Foram selecionadas 15 mulheres para participar de uma série de encontros com executivos da Usiminas, que se voluntariaram para fazer parte do programa de mentoring. O mentor e a mentora vão orientar a mentorada, compartilhando experiências, vivências e conhecimentos que contribuam para o crescimento pessoal e profissional de ambos, por meio de sessões de conversa.
As mentoradas selecionadas para participarem desse projeto têm grande potencial, e contarão com apoio e orientação para alavancar suas carreiras. Leticia Medeiros Simões, gerente regional de Negócios, está participando como mentorada e se surpreendeu positivamente com a experiência e vê o programa como uma forma de reconhecimento e empoderamento das mulheres nas empresas Usiminas. “Já tive minha primeira sessão com meu mentor, Guilherme Melo, gerente-geral da Mineração Usiminas, que além de me motivar, me deixou confiante que terminarei este processo com a certeza do meu propósito e com muito mais segurança de que terei um direcionamento do que eu preciso para alcançar meus objetivos”, comenta Letícia.
A coordenadora de Auditoria de Processos, Flávia Garcia Marzagão, também está sendo mentorada e diz que o projeto tem proporcionado uma oportunidade única de troca com seu mentor, César Bueno, diretor corporativo de Gestão de Pessoas e Inovação. “Oportunidade de tratar não apenas assuntos da rotina corporativa, mas de conhecer sua trajetória, identificando pontos comuns de erros e acertos, demonstrar meu ponto de vista em relação à empresa e meus objetivos profissionais”. Para ela, a mentoria será muito positiva para alinhar expectativas da companhia e lideranças em relação ao trabalho desempenhado pelas mulheres. “Isso nos incentiva a continuar buscando o desenvolvimento da nossa carreira dentro da companhia e reitera o compromisso da Usiminas no que tange ao pilar de Equidade de Gênero do qual faço parte, no Comitê de Diversidade”, conclui.
Gileno Oliveira, gerente-geral da Engenharia de Processos Industriais, é um de nossos mentores e vê o programa como uma excelente oportunidade para desenvolver e implementar, na prática, a inclusão de mais mulheres nos diversos setores da Usiminas. “As perspectivas deste projeto são muito positivas, pois as experiências e evidências das atividades desenvolvidas pelas nossas atuais colegas nos mostram competência, dedicação, disciplina e muita geração de valor para a empresa”, comenta.
Rita Fonseca, diretora-presidente da Previdência Usiminas também é mentora e se sentiu honrada com o convite para participar da ação “e compartilhar minha experiência de vida e conhecimento profissional e também poder me conhecer melhor sob a perspectiva da mentorada”.
O que é coaching?
O coaching consiste em produzir mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva. É uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar crenças limitantes, de forma a alcançar metas de forma objetiva e assertiva.
O processo é realizado por meio de sessões, onde um profissional – coach – tem a função de estimular, apoiar e despertar em seu cliente – coachee – o seu potencial. O objetivo do coaching é desenvolver uma parceria com clientes, buscando a vida que eles querem, seus potenciais inexplorados e recursos para que possam alcançar uma vida plena.
Coaching de liderança feminina
Já para o coaching contaremos com o apoio de profissionais de uma consultoria especializada. As coachees realizarão uma série de sessões com o objetivo de impactar de forma positiva a sua carreira, aumentando a performance, fortalecendo a autoestima e autoconfiança, aprimorando a comunicação e seus relacionamentos profissionais, entre outros.
A coachee Sabrina Magalhães Macedo, especialista em Segurança de Processos, afirma que o processo proporciona o fortalecimento da comunicação profissional com a visão da diversidade e está totalmente alinhado aos valores e crenças da Usiminas. “Estou muito grata por participar do coaching feminino. Espero praticar e adequar as atividades com esse aprendizado, fazendo diferença nos resultados. É uma experiência única e renovadora”, conclui Sabrina.
Jacqueline da Silva Fonseca, coordenadora de Tecnologia da Informação, é mais uma de nossas coachees e diz que essa é uma ótima oportunidade para que ela possa se desenvolver profissionalmente. “Saber que, cada vez mais, o espaço está sendo aberto para novas lideranças femininas, totalmente alinhado com as iniciativas de promoção da diversidade, é gratificante. Espero poder contribuir ainda mais para melhoria contínua na Usiminas com os resultados que irei obter ao longo e após o programa”, finaliza. Essa é mais uma das ações do pilar de Equidade de Gênero do nosso Programa de Diversidade e Inclusão. Para incluirmos ainda mais as mulheres na Usiminas, dedicamos uma das turmas do nosso Programa Jovens Profissionais Aprendiz apenas para meninas. Clique aqui para conferir mais detalhes sobre essa ação.
Conheça a história de mulheres que são gestoras
O Programa Diversidade e Inclusão vem registrando avanços em toda a Usiminas. Uma das provas disso é o fato de ampliamos a presença de mulheres em cargos de gestão nos últimos meses. Na Usina de Cubatão, por exemplo, os processos estratégicos da unidade são comandados por mulheres.
No vídeo abaixo você vai conhecer um pouco da trajetória delas e, ainda, poderá conferir uma conversa entre o presidente Sergio Leite e uma inspetora de qualidade do LTQ2 da unidade de Cubatão, a respeito do trabalho desenvolvido na busca de avançarmos rumo a equidade de gênero.