Blog da Usiminas

Usiminas promove a equidade de gênero

A Usiminas entende a importância de ser uma empresa cada vez mais diversa e inclusiva e trabalha para isso. Na semana em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher fazemos uma retomada de nossa trajetória em prol da equidade de gênero.  Por meio do nosso Programa Diversidade e Inclusão, já duplicamos a presença de mulheres em cargos de gestão. Na Usina de Cubatão, por exemplo, muitos processos estratégicos da unidade, como Controle de Qualidade, Planejamento e Controle de Produção, já são comandados por mulheres.  Conheça outras ações da Usiminas com foco em nossas colaboradoras!

Princípios de Empoderamento das Mulheres da Organização das Nações Unidas (WEPs/ONU)

Em 2019, a Usiminas assinou a adesão formal ao Women Empowerment Principles (WEPS) da ONU. Esse documento lista os sete princípios produzidos e disseminados pelas Nações Unidas para que a comunidade empresarial possa incorporar em seus negócios valores e práticas para a promoção da igualdade entre homens e mulheres. Além de promover o empoderamento econômico e liderança das mulheres como base para o crescimento sustentável, inclusivo e equitativo. 

Mulheres na liderança 

Em setembro de 2020, a Usiminas iniciou processos de mentoring e coaching para mulheres, em parceria com consultoria especializada, com objetivo de acelerar o desenvolvimento para a carreira de liderança destas mulheres. No mentoring, mulheres que já ocupam posição de liderança participam de sessões com executivos da alta liderança, no qual são compartilhadas experiências, vivências e conhecimentos que contribuam para o crescimento pessoal e profissional. E no coaching, com o apoio direto da consultoria, as sessões têm o objetivo de impactar de forma positiva a carreira das mulheres, aumentando a performance, fortalecendo a autoestima e autoconfiança e aprimorando a comunicação e os relacionamentos profissionais.

Vagas de Aprendiz dedicadas a mulheres

Também em 2020, o  Programa Jovens Profissionais Aprendiz da Usiminas dedicou uma  turma exclusivamente para meninas para o curso de Operadora de Movimentação e Armazenagem de Cargas, na Usina de Ipatinga.  Entendemos que a capacitação é uma forma de aumentarmos a presença de profissionais mulheres na Usiminas e, com isso, evoluir na equidade entre homens e mulheres em nossas áreas operacionais. A ideia é incentivar nossas jovens a trabalharem em todas as áreas. Essa ação também faz parte do nosso Programa de Diversidade e Inclusão!

Espaço Mamãe

A criação do Espaço Mamãe é uma iniciativa da Usiminas, em parceria com a Fundação São Francisco Xavier. Dentro do espaço de serviço médico da Usina de Ipatinga, nossas colaboradoras lactantes fazem a retirada e armazenamento seguro e correto do leite materno, tudo em um local tranquilo e pensado especialmente para elas.  A sala possui a comodidade necessária para que essas mamães possam coletar e armazenar o leite materno. Há cadeiras separadas com biombos para a privacidade de cada uma, um banheiro para higienização das mamas, geladeira para refrigerar os potes durante o expediente, além de uma TV que passa informações sobre as boas práticas de aleitamento. Além disso, as mães recebem o acompanhamento de enfermeiras para tirar dúvidas, explicar o funcionamento do local e preencher o formulário de retirada dos potes da geladeira.  Confira o vídeo de como foi a inauguração do Espaço Mamãe na Usina de Ipatinga!

Licença maternidade estendida

Também como parte das ações de nosso Programa de Diversidade e Inclusão, as mães colaboradoras da Usiminas tiveram sua licença maternidade estendida progressivamente. Essa foi a maneira que a empresa encontrou de proporcionar a elas e aos bebês mais tempo juntos e uma melhor preparação para o retorno à rotina de trabalho. Em 2019, foram adicionados 20 dias ao período de pausa pós-maternidade. Em 2020, 40 dias e, em 2021, são 60 dias a mais. Essa extensão da licença maternidade, que já ocorria na Usina de Cubatão, agora pode ser utilizada pelas colaboradoras de todas as unidades da empresa.  

Programa de Diversidade e Inclusão 

O Programa de Diversidade e Inclusão da Usiminas é estruturado em 5 grupos de afinidade: Equidade de Gênero, Pessoas com Deficiência, Gerações, Raça e Etnia e  LGBTI+. Cada grupo é composto por um sponsor, um líder, um embaixador e 15 voluntários de diversas unidades.  O grupo de afinidade em equidade de gênero tem como grande objetivo “Ser a força motriz da inclusão promovendo ações para garantir a equidade de gênero na companhia”. Atuamos identificando ações que impactam a cultura de inclusão, o engajamento masculino e o desenvolvimento das mulheres.  Para a coordenadora do Programa Diversidade e Inclusão Cynthia Gonçalves, é fantástico rever neste dia Internacional da Mulher a trajetória das ações já implementadas que estão alinhadas com o nosso valor Pessoas.  “Entrei na Usiminas pelo Programa de Estágio 2008/2009, e ao longo dos anos atuei nas áreas de marketing, planejamento comercial, industrial, e atualmente como gestora de HR BP. Tenho muito orgulho em fazer parte dessa jornada para sermos uma empresa cada dia mais diversa e inclusiva”, ressalta a coordenadora.  Quer saber um pouco mais sobre as mulheres que trabalham na Usiminas? Aperte o play e assista ao vídeo!