Blog da Usiminas

Conheça mais uma de nossas inovações: o aço solar

Aqui na Usiminas, estamos sempre focados em encontrar soluções inovadoras e customizadas para nossos clientes. E foi pensando nisso que a Usiminas lançou em 2018 o USI-SAC Solar Power, um aço exclusivo para uso em estruturas que sustentam os painéis solares.

Mas qual o diferencial do USI-SAC Solar Power? 

Esse produto Usiminas foi desenvolvido visando um custo mais acessível para nossos clientes na comparação com outros tipos de aços. Além disso, o Usi Solar também é resistente à corrosão atmosférica e é uma alternativa que não demanda pintura ou galvanização.

Um pouco mais sobre o USI-SAC Solar Power

A USI-SAC Solar Power é uma iniciativa em parceria com a Soluções Usiminas, com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir custos para os clientes, com um produto mais sustentável. Após seis meses de desenvolvimento conjunto, que incluiu análises no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Usiminas, foi criado o Usi Solar. 

O nosso aço solar chegou ao mercado com um custo competitivo, além de ter características inéditas, sendo o único no mundo que é específico para plantas fotovoltaicas. A primeira obra com implementação do Usi Solar foi na estrutura que suporta os painéis solares do projeto UFV Vale Verde III, instalado no município de Guanambi localizado ao Sul da Bahia, em 2018. Atualmente, também estamos fornecendo 5 mil toneladas de Usi Solar para outra obra. 

Usina UFV Vale Verde

Aplicações 

O Usi Solar é oferecido para dois tipos de projetos de estruturas para suportar os painéis solares: o primeiro para geração centralizada e o segundo para geração distribuída

A geração centralizada é voltada para grandes empresas como as multinacionais, por ter um custo mais elevado, além dos equipamentos exigirem um espaço maior. O cliente envia para a Soluções Usiminas o seu projeto e assim são produzidas as peças, que são levadas ao local da obra. Nessa modalidade, geralmente são utilizados os trackers, estruturas móveis que seguem o curso do sol ao longo do dia

Já a geração distribuída, é pensada para obras menores, muito procurada por construtoras para ser usada em novos edifícios, por exemplo. Nesse caso, a Soluções Usiminas é quem elabora o projeto, para melhor adequar a implementação do Usi Solar de acordo com as diferentes necessidades de cada cliente. A SU faz o cálculo das peças, que aqui formam uma estrutura física e mais compacta, tendo um custo mais reduzido. 

O USI-SAC Solar Power é uma das grandes inovações que a Usiminas e a Soluções Usiminas trazem para os clientes e para a comunidade. Clique aqui para conhecer as nossas ações que tornaram Ipatinga a cidade com um dos maiores índices de área verde por habitante do país!