Blog da Usiminas

Conheça os desafios lançados pela nossa plataforma de inovação

Você conhece a plataforma de inovação da Usiminas? O InovaAí foi criado para impulsionar a cultura de inovação na Usiminas. Uma das frentes de atuação tem o objetivo de conectar desafios de toda cadeia produtiva do aço com parceiros inovadores do ecossistema.

E falando em desafios, por meio do InovaAí, acabamos de lançar uma página que vai nos conectar a mais de 20.000 startups. Nela estão os primeiros cinco desafios para a área de RH das empresas Usiminas. Confira cada um deles!

Challenge da Produtividade

Esse desafio busca soluções que apoiem a gestão de indicadores de produtividade nas empresas Usiminas.

Durante o ano de 2020, a Usiminas definiu como desafio o estabelecimento de indicadores para medição da produtividade dos seus colaboradores e colaboradores Whitecollar*. No entanto, estes indicadores foram elaborados com base na expertise de cada uma das áreas, sem ter por base uma padronização ou metodologia.

*WhiteCollar: colaboradores e colaboradoras que não atuam diretamente na produção, mas em processos administrativos ou áreas de apoio.

Challenge do Service Level Agreement

Desenvolver e aprovar método de controle do SLA (Acordo de Nível de Serviço, em português — é a especificação, em termos mensuráveis e claros, de todos os serviços que o contratante pode esperar do fornecedor na negociação) dos processos de RH, garantindo que os pedidos das áreas clientes e as respostas sejam registradas, viabilizando a verificação do prazo do atendimento, a quantidade de solicitações e soluções, e a qualidade da entrega.

Challenge vale-café

Como digitalizar o processo de entrega do vale-café e chá da Usina de Ipatinga a fim de torná-lo mais ágil, seguro, transparente e auditável, garantindo a excelência do atendimento às áreas?

Esse desafio tem como resultado esperado a criação do Vale-Café e Vale-Chá digital com a redução ou eliminação significativa do uso de papel, dashboard analytics para gestão do consumo do café com detalhes, auditabilidade do processo de entrega dos vales e principalmente a satisfação do cliente.

Challenge Gestão de Treinamentos

O desafio de gestão de treinamentos busca por soluções que forneçam uma experiência de aprendizado positiva, rápida e eficiente durante os treinamentos da empresa. Atualmente a Usiminas conta com cerca de 13 mil colaboradores e colaboradoras próprios nas cinco empresas do grupo. Um dos pilares da cultura da Usiminas é o desenvolvimento do nosso time, para isso, atualmente temos diversos treinamentos obrigatórios e não obrigatórios disponíveis. Com esse desafio, esperamos redução de tempo nas atividades manuais feitas pelo RH, melhoria na experiência dos usuários e aumento da satisfação de nossos colaboradores.

Challenge de Backoffice

Com esse desafio, buscamos soluções inovadoras para nossos processos de backoffice, ou seja, todos os processos que não estejam diretamente ligados à nossa produção, mineração ou siderurgia.

Quer saber mais? Conheça a página dos desafios do inovaAí.