Blog da Usiminas

Diversidade e Inclusão: Isso é coisa da Usiminas!

Usiminas tem o compromisso em se tornar uma empresa cada vez mais diversa e inclusiva. 

Por meio do nosso Programa de Diversidade e Inclusão, fazemos parte de pactos que nos dão apoio e orientações para que possamos desenvolver e potencializar as iniciativas da empresa. Além disso, os compromissos que cada um deles possui servem como bússola para a atuação da empresa nesse tema.

Conheça os pactos que assinados pela Usiminas:

Women Empowerment Principles – ONU

O Pacto WEPs, também conhecido como Princípios de Empoderamento das Mulheres em português, é constituído por sete princípios produzidos e disseminados pelas Nações Unidas para que a comunidade empresarial possa incorporar em seus negócios valores e práticas para a promoção da igualdade entre homens e mulheres. Promovendo assim, o empoderamento econômico e liderança de mulheres como base para um crescimento sustentável, inclusivo e equitativo

Fórum Empresas e Direitos LGBTI+

Esse pacto é um movimento empresarial que reúne grandes companhias em torno de compromissos relacionados ao respeito e a promoção dos direitos humanos da comunidade LGBTQI+.

As empresas que assinam devem cumprir 10 compromissos no relacionamento com clientes, colaboradores, acionistas e com a comunidade para que juntos possam influenciar positivamente o ambiente empresarial e a sociedade. 

Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero

Essa carta-compromisso tem como objetivo a eliminação da discriminação racial e igualdade de oportunidades efetiva entre homens e mulheres, considerando o papel das empresas de estimular a inserção econômica e promover o desenvolvimento econômico inclusivo e equânime, com vistas à superação de desigualdades historicamente estabelecidas.

Pacto Global ONU 

O último compromisso assinado pela Usiminas foi o Pacto Global da ONU, que consiste em  uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, além de desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento de importantes desafios da sociedade. Entre os princípios, há o compromisso com a eliminação da discriminação no emprego e promoção da diversidade.

Ainda temos um caminho longo a ser percorrido, mas esses marcos devem ser celebrados por reforçarem a nossa determinação e compromisso com o respeito a todas as pessoas. Na Usiminas não há espaço para intolerância. A palavra de ordem é clara: Respeito!

Quer saber mais? Confira outras ações Usiminas em prol da diversidade!