Blog da Usiminas

Eficiência e Agilidade: Conheça os robôs Digitais da Usiminas

Você sabia que a Usiminas conta com mais de 50 robôs que auxiliam em nossas operações

Os robôs digitais estão presentes em diversos processos de nossas empresas, agilizando a execução de tarefas e liberando esforços de profissionais envolvidos, que passam a se dedicar a atividades mais estratégicas. Os Robôs de Compras e os de Emissão de MTR (Manifesto de Transporte de Resíduo) em especial trouxeram resultados muito importantes. Confira: 

Robô de Compras

O Robô de Compras ajuda diretamente no processo de compras, realizando as etapas de agregação e até mesmo enviando as cotações para o mercado. Com isso, os colaboradores do setor podem focar em processos que precisam de mais atenção, garantindo mais qualidade e agilidade em nosso processo.

Além dos ganhos de gestão e qualidade, estima-se que esses robôs trazem ganho de produtividade de mais de 4000 horas anuais.

“O Robô de Compras faz parte da transformação digital em Suprimentos, empregando tecnologias avançadas que permitam aumentar a eficiência e produtividade ao processar uma maior quantidade de dados de forma automática”, afirma o gerente-geral de Suprimentos, Pedro Mesa.

Robô MTR  

O robô de emissão do Manifesto de Transporte de Resíduo emite mais de 120 documentos por dia, garantindo conformidade legal e tirando esforço repetitivo de nossos colaboradores e colaboradoras da área de faturamento

Segundo o gerente de Faturamento da Usiminas, André Pires, com esta entrega da TI, que utiliza tecnologia RPA, a Usiminas consegue neutralizar o impacto operacional de demandas adicionais e inesperadas. A implantação dos robôs digitais se aplica para processos de alto volume, padronizados, com informações estruturadas e regras claras,  o foco e a prioridade são os benefícios.  

‘Iremos priorizar os processos com maior potencial de ganho para a empresa. A robotização de processos tem que ser vista como parte de uma estratégia de transformação digital e isso implica em ter processos eficientes com potencial de ganhos”, completa Felipe Luan Franco, especialista de processos da gerência corporativa de processos da TI.

Ficou interessado e quer saber mais sobre os robôs da Usiminas? Aperte o play e confira os robôs em execução: