Blog da Usiminas

Inclusão: conteúdos Usiminas acessíveis por áudio

A Usiminas tem o objetivo de ser uma empresa cada vez mais diversa e inclusiva. E ter uma comunicação acessível para todas as pessoas é imprescindível para esse compromisso. 

Pensando nisso, por meio do nosso Programa de Diversidade e Inclusão, inserimos no site da Usiminas uma ferramenta de leitura que converte o texto em áudio, ajudando pessoas com dificuldades de visão ou leitura. 

Importância da ferramenta

Segundo o IBGE, mais de 18% da população brasileira possui algum tipo de deficiência visual e a taxa de analfabetismo no país chega a 7% da população brasileira, o que corresponde a 11,5 milhões de pessoas com algum tipo de dificuldade de leitura. Esses números mostram a necessidade de tornar os  conteúdos da internet mais acessíveis.

Desenvolvida em 2017, a ferramenta Audima tem a missão de deixar os conteúdos dos sites cada vez mais acessíveis, por meio de áudio. Com a implantação em nosso site da Usiminas e também na intranet da empresa, promovemos cada vez mais a democratização da informação com a comunidade, clientes, fornecedores e  nossos colaboradores e colaboradoras. 

Que tal fazer um teste? No topo deste post, logo acima da foto, temos um player com fundo cinza. Para conferir o conteúdo em áudio, basta dar o play, logo ao lado da palavra “ouvir”. Quer saber mais sobre nossas ações voltadas para a inclusão? Conheça nosso programa de tradução em libras.