Blog da Usiminas

Usiminas e FIEMG Lab lançam desafio de inovação

Usiminas e FIEMG Lab lançam desafio de inovação

A inovação está presente no seu DNA? Conhece alguma startup que esteja desenvolvendo um trabalho interessante? Então, se liga nessa novidade. O Usiminas Challenge FIEMG Lab é uma realização da Usiminas, dentro de seu programa voltado para a inovação InovaAí, juntamente à FIEMG Lab. Ele é voltado para a aceleração de startups com soluções industriais e tem o objetivo de aplicar novas tecnologias que atuem na solução de desafios, buscando identificar, conectar e testar soluções inovadoras. Além disso, a iniciativa conecta as jovens empresas tecnológicas com o mercado por meio da inovação aberta.  O período de inscrição é do dia 18/02 até 10/03/2021. Para participar, as startups devem apresentar soluções inovadoras em relação aos processos atualmente realizados no contexto dos desafios e às soluções consolidadas no mercado.  As atividades do Usiminas Challenge FIEMG Lab poderão ocorrer em encontros pontuais nas fases de Nivelamento Técnico e Contratação das PoCs em Ipatinga-MG e/ou Cubatão-SP.

Desafios propostos 

Os desafios lançados pela Usiminas para esta edição foram: 
  • Desafio Monitoramento de Correias Transportadoras: monitoramento para predição de falhas e danos estruturais das correias Flexowell;
  • Desafio Planejamento Integrado de Cargas: otimização do fluxo do recozimento integrando a disponibilidade de cargas, fornos e resfriadores.

Benefícios para os projetos selecionados

Os projetos que forem selecionados terão como benefícios a possibilidade de contratação para execução de provas de conceito remuneradas, trabalho em conjunto com equipes experientes e especializadas, possibilidade de contratação definitiva e escala de fornecimento, apoio logístico para participação e acesso a espaço de trabalho. 

Usiminas impulsiona inovação aberta no país

A Usiminas busca estreitar seu relacionamento com organizações de base tecnológica, o que levou a companhia a ficar entre as 50 empresas brasileiras que mais se comunicam com startups, impulsionando a inovação aberta no país.  Em 2019, a Usiminas criou o InovaAí, um programa que tem o objetivo de reunir iniciativas, estratégias e ações da empresa com foco total em inovação, sendo um espaço aberto a receber e dar crédito a novas ideias. Paralelamente à inovação de seus produtos, a Usiminas tem a proposta de levar essa cultura para outros setores, aplicando novas soluções e ideias em diferentes processos. Assim, voltado para o setor siderúrgico, a companhia possui em Ipatinga o maior centro de desenvolvimento e pesquisa da América Latina com grande número de patentes na área. Para mais informações sobre o programa, confira o regulamento no site!