Blog da Usiminas

Aço em Uso: Suspensão de Automóveis

Aço em Uso: Suspensão de Automóveis

O aço é um material muito versátil, podendo ser utilizado em diversas peças de diferentes projetos. Sabendo da importância do emprego do aço nos mais diferentes segmentos, apresentamos a série Aço em Uso. Aqui vamos te mostrar como a Usiminas produz o aço e o direciona para cada um de seus clientes, incluindo você. Neste primeiro texto, falamos sobre a aplicação do aço nos sistemas de suspensão dos automóveis e a importância deste mercado para a nossa empresa.

Confira a seguir um pouco mais sobre como o aço é usado na suspensão de automóveis e as vantagens de se escolher a Usiminas como fornecedora.

A importância da qualidade do aço para a suspensão

Basicamente a suspensão automotiva é a estrutura responsável por conectar as rodas à carroceria do automóvel e deve oferecer sustentação, absorver os impactos causados pelas irregularidades do terreno e proporcionar estabilidade e controle do automóvel. Todas as peças deste conjunto devem trabalhar em sintonia para garantir a segurança dos passageiros.

A Usiminas segue padrões rígidos de qualidade na produção e desenvolvimento de aços para essa aplicação e é uma grande fornecedora para este mercado altamente exigente.  

Mas onde entra o aço nisso? 

Os principais componentes do conjunto de suspensão automotivo são amortecedores, molas, braços, barra estabilizadora, pivôs, bandejas e buchas. Cada componente tem a sua função, deve atender as especificações do projeto e ser durável. O aço é a principal matéria-prima para a fabricação destas peças, pois é maleável, resistente e tem preço acessível.

Aço personalizado para o mercado automobilístico 

Visando a diminuição de recusas em uma peça produzida por uma autopeça nacional, a Usiminas desenvolveu um aço de alta resistência e baixa liga mais adequado para a suspensão automotiva. Este aço além de oferecer alta resistência mecânica, proporciona boa soldabilidade e tenacidade. Os produtos produzidos na nova concepção foram enviados ao cliente e aprovados nas etapas de corte dos blanks e produção das peças. O aço tornou-se consumo regular reduzindo significativamente os índices de recusa.

Finalistas no Prêmio REI

Essa iniciativa nos garantiu um lugar entre os finalistas na categoria Fornecedores – Insumos do Prêmio REI (Reconhecimento à Excelência e Inovação), com o case “Adequação do aço HSLA420 laminado a quente decapado à aplicação do cliente”. Realizada pela revista Automotive Business, a premiação tem objetivo de destacar o desempenho de profissionais e empresas da cadeia automotiva e os nomeados de cada categoria serão divulgados no dia 28 de agosto. 

Foco no Cliente está no nosso DNA, por isso a Usiminas se preocupa em desenvolver soluções inovadoras como esta. Pensando nisso, criamos um novo canal de compras, clique aqui para saber mais detalhes!