Blog da Usiminas

Fluxo de produção

Fluxo de produção do aço Usiminas

Você sabia que a Usiminas é o maior complexo siderúrgico de aços planos do Brasil? Possuímos usinas em Cubatão (SP) e Ipatinga (MG), que contribuem para o desenvolvimento industrial do país. E nosso principal produto, o aço, é considerado um dos elementos mais presentes na rotina das famílias. Em sua forma bruta, ele é matéria-prima para itens que vão desde eletrodomésticos até grandes prédios.

Sabendo da importância e do uso do aço na rotina de nosso país, buscamos sempre oferecer os melhores serviços e propor soluções eficientes com produtos feitos no capricho para os mais diversos públicos. Por aqui, programamos, monitoramos e controlamos todas as etapas da produção em nossas usinas. Além disso, contamos com uma logística integrada, centros de serviços e distribuição para atender com excelência cada um de nossos clientes. 

O fluxo da produção de aço

O carvão mineral e o minério de ferro são as principais matérias-primas utilizadas no processo produtivo da Usiminas. A etapa inicial do processo é na Coqueria, onde o carvão mineral é submetido a altas temperaturas, por um período entre 16h e 18h, e transformado em coque metalúrgico, produzindo o gás de coqueria. Além de sua adição na forma granulada, o minério de ferro é também matéria-prima para o sínter, principal carga metálica nos altos-fornos para a produção de gusa.

O gás de coqueria, por sua vez, recebe os tratamentos adequados e gera produtos, sendo o principal o coque metalúrgico, além de óleos leves, alcatrão, gases combustíveis e amônias, que são comercializados para fabricantes de fertilizantes, plástico e até produtos farmacêuticos. Já o gás limpo é armazenado em gasômetros e utilizado como combustível em outros processos da empresa.

Após a etapa de coqueificação, o coque é colocado no alto-forno para a produção do ferro gusa que posteriormente, na Aciaria, é transformado em aço. Elementos de liga, responsáveis por conferir as propriedades físico-químicas, são adicionados ao material conforme cada tipo e aplicação. O aço também passa por tratamentos que possibilitam ajustes na composição química, além de correção na temperatura.

A formação das placas de aço

Para a formação das placas de aço, esse material é vazado para veios de uma máquina de lingotamento contínuo. O processo permite cortar as peças conforme a demanda dos clientes, além de identificá-las e inspecioná-las para abastecerem adequadamente as laminações ou serem comercializadas.

A partir das laminações, transformamos as placas de aço em variados produtos. Nas laminações a quente, as placas são aquecidas a temperaturas adequadas para permitir a laminação das mesmas e obtenção da espessura e largura desejadas. As chapas das bobinas laminadas a quente são aplicadas em tubos, autopeças, tanques, reservatórios, botijões, na indústria automotiva, em equipamentos rodoviários, implementos agrícolas entre outros.

A bobina a quente é também uma de nossas matérias-primas para a produção de laminados a frio. Após a laminação a frio em nossas usinas, ela passa por processos específicos e tratamento térmico adequado para obtenção das propriedades mecânicas do aço conforme os requisitos de qualidade. Já as bobinas a frio, possuem boa conformabilidade e excelente qualidade de superfície.

Além disso, as bobinas a frio podem ser cortadas em chapas de acordo com as demandas e necessidades pedidas pelos clientes, sendo muito usadas na indústria automotiva e de eletrodomésticos, em motores elétricos, móveis de aço, portas e janelas.

O controle de qualidade Usiminas

Como atividade do controle de qualidade, nossos produtos passam por uma inspeção dimensional, de forma e de superfície. Já a qualidade interna das peças, é inspecionada por uma máquina de ultrassom, para o caso de chapas grossas. Tudo é devidamente checado para garantir a qualidade de nossa fabricação e satisfação total de nossos clientes. Complementando as inspeções de produtos, os materiais são submetidos a ensaios mecânicos, químicos, metalográficos ou outros demandados pela especificação.

Além disso, agregamos mais qualidade aos nossos serviços, com o desenvolvimento da linha de aço Sincron, onde as peças são desenvolvidas pelo processo de resfriamento acelerado CLC (Continous on-Line Control), um das tecnologias mais avançadas do mundo. Essas peças são de alta qualidade e resistência e possuem ótimo desempenho de soldabilidade.

Desta maneira, prezamos diariamente pela qualidade de nossos produtos. E, por meio de soluções inteligentes e do uso de tecnologias avançadas, atendemos com eficiência as demandas e necessidades dos nossos clientes.Quer saber mais sobre os produtos Usiminas feitos no capricho para os mais diversos segmentos? Conheça agora todas as nossas soluções!