Blog da Usiminas

Foco no Cliente: O aço Usiminas no mercado europeu

Foco no Cliente: O aço Usiminas no mercado europeu

O foco no cliente está presente no dia a dia da Usiminas. E uma das formas de colocá-lo em prática é entender quais são as demandas do mercado para entregar, sempre, as soluções mais adequadas aos nossos clientes – não apenas no mercado brasileiro como em todo o mundo.

Um exemplo disso é o aço Galvanizado por Imersão a Quente (HDG) que foi adequado para atender algumas exigências do mercado europeu. Confira este case a seguir.

O aço HDG e a demanda da Europa

A Galvanização é o processo pelo qual o aço laminado a frio ganha uma cobertura de zinco, ou de liga contendo zinco, em etapa final de sua produção. No caso do HDG, o revestimento consiste na imersão da bobina em uma solução contendo zinco.

Nosso material vinha sendo produzido com um pós-tratamento específico do aço: o cromo hexavalente (CR6). Entretanto, vários países europeus aceitam apenas produtos com o cromo trivalente (CR3), seguindo rígidas normas de proteção ambiental.

Foi o momento de nos adequarmos às necessidades do mercado. “A equipe de produção da Usiminas criou uma força-tarefa e conseguiu desenvolver o CR3 a tempo suficiente para não pararmos nossas vendas”, celebra Luiz Carlos Crumo, gerente de Contas da Usiminas.

O resultado dessa adequação? O fornecimento para países como Alemanha, Dinamarca, Bélgica, Portugal e Espanha nos últimos três meses.

Vale lembrar que recentemente divulgamos a adequação na produção para atender os mercados dos Estados Unidos e do Canadá. Relembre essa história clicando aqui.