Blog da Usiminas

Os principais mercados consumidores de aço

Você já parou para analisar a quantidade de materiais que contém aço ao seu redor? Em seu carro, no prédio em que você trabalha, em sua geladeira, painéis solares e até mesmo as torres de energia, em tudo isso tem o aço da Usiminas.

A Usiminas está presente em diversos lugares com seu aço, buscando sempre desenvolver soluções ideais que se adequem às diferentes necessidades que o mercado exige.

Confira a seguir alguns dos principais mercados que a Usiminas atende.

Construção civil

O aço é amplamente utilizado na construção civil por conta de sua durabilidade e flexibilidade, proporcionando ótimo aproveitamento dos materiais e menor prazo para conclusão das obras.

A Usiminas foi a primeira siderúrgica do país a fornecer aço para o programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida” e também participou da modernização de estádios para a Copa do Mundo de 2014 e dos projetos para as Olimpíadas de 2016. Toda essa expertise levou ao desenvolvimento de soluções técnicas específicas para o mercado, como aços de maior resistência à corrosão. 

Os principais aços utilizados nesse mercado são:  

Chapas Grossas, Tiras a quente, Laminados a frio e Galvanizados.

Automotivo

A Indústria Automobilística é a segunda que mais consome aço no Brasil, atrás apenas da construção civil. A Usiminas realiza a customização dos produtos e a transformação do aço sob medida para as montadoras.

Com o objetivo de reduzir o peso dos veículos e aumentar a segurança dos passageiros, desenvolvemos também novos tipos de aço, criados para obter materiais de resistência mecânica elevada, excelente ductilidade e resistência à corrosão.

Os principais aços utilizados no mercado automotivo são: 

Tiras a quente, Laminados a frio, Eletrogalvanizados e Galvanizados por imersão a quente

Energia 

A Usiminas fornece soluções sob medida para o setor de energia. Ela é responsável por fabricar aço para estruturas e equipamentos de grande porte, como turbinas para usinas hidrelétricas, torres e parques eólicos. 

Além disso, a Usiminas é a única siderúrgica do Brasil que fornece uma solução exclusiva pensada para as estruturas metálicas de placas de energia fotovoltaica.

Os principais aços utilizados no mercado de energia são: 

Chapas grossas, Tiras a quente, Laminados a frio e Galvanizados

Linha Branca 

A Usiminas fornece aço para uma estruturada cadeia de produção e comercialização para o mercado, com soluções que atendem os principais  requisitos da linha branca, como resistência mecânica, limpeza superficial e planicidade.

Oferecemos também assistência técnica para orientar nossos consumidores a aproveitar o melhor do material, presente em eletrodomésticos como geladeiras, fogões, micro-ondas e freezer. 

Os principais aços utilizados na Linha Branca são:  

Laminados a frio, Eletrogalvanizados e Galvanizados por imersão a quente

Quer conhecer os outros mercados em que a Usiminas atua? Confira em nosso site