Blog da Usiminas

Solução pioneira para o mercado de máquinas e implementos rodoviários

Líder no mercado de aços planos no Brasil, a Usiminas desenvolve soluções para os mais diversos segmentos. Do setor automotivo à construção civil. Da linha branca ao mercado de energia, passando ainda por máquinas e equipamentos, distribuição, naval e óleo e gás. Uma dessas soluções é o USI-LN-1000MC, aço de ultra-alta resistência laminado a quente indicado para produção de peças como chassis, longarinas e componentes automotivos em geral. Por meio de um projeto especial de aço carbono baixa liga, controle de laminação e resfriamento acelerado específicos conseguimos chegar nesse novo produto que já vem obtendo alto índice de satisfação. Confira um pouco mais sobre a novidade no post de hoje.

Conhecendo sobre o produto

Com o objetivo de atender cada vez melhor os nossos clientes nacionais, uma vez que esse material precisava anteriormente ser importado, a Usiminas investiu no desenvolvimento de um aço de ultra-alta resistência da classe de 1000 Mpa de limite de escoamento mínimo em laminado a quente. Dentre as várias possibilidades de aplicações, o novo produto, por possuir requisitos técnicos diferenciados, permitiu sua utilização em estruturas leves e resistentes, como os fueiros de implementos rodoviários florestais, que têm como foco principal auxiliar no transporte de madeira, garantindo segurança na operação. Em outras palavras, a Usiminas conseguiu desenvolver um aço forte o suficiente para suportar a exigência do carregamento e transporte de madeira, mas, ao mesmo tempo, leve a ponto de possibilitar o aumento da carga transportada, economia de combustível e de pneus, além da redução de custos de manutenção e aumento da vida útil da carroceria.

Testado e aprovado

Os produtos foram enviados ao cliente para teste e aprovados nas etapas de corte de blanks, na fabricação dos componentes florestais e no desempenho em campo, que levou em conta as condições operacionais típicas brasileiras e norte-americanas. O aço tornou-se consumo regular, reduzindo a necessidade de importação de aços similares. A solução em aço 100% nacional vem permitindo às transportadoras da indústria florestal, entre outros aspectos, a diminuição do peso dos fueiros em 25%.

Finalista do Prêmio REI

A solução desenvolvida pela Usiminas está entre as finalistas do Prêmio REI, na categoria Insumos. A premiação, realizada pela revista Automotive Business, tem por objetivo destacar empresas, projetos e pessoas que entregam um novo valor à indústria automotiva, à mobilidade e à sociedade. A votação vai até o dia 20 de julho no site da Automotive Business. Para votar na Usiminas e também conferir as outras categorias, acesse o link abaixo. Clique aqui e vote na Usiminas