
Como Ipatinga se tornou a cidade com um dos maiores índices de área verde por habitante do País
A conservação da biodiversidade é fundamental para o desenvolvimento sustentável. E é exatamente com esse cuidado que a Usiminas mantém programas de preservação e conservação de áreas verdes, além de cuidados especiais com ambientes protegidos nas regiões onde estamos presentes. Um dos grandes resultados dessas iniciativas é que, hoje, Ipatinga, ostenta um dos maiores índices de área verde por habitante do País.
Confira algumas de nossas ações que tornaram isso possível!
Cinturão Verde
Uma de nossas iniciativas em prol do meio ambiente é o Cinturão Verde, uma extensa área verde ao redor da Usina de Ipatinga, que possui 377 hectares e passa por 11 bairros da cidade. O Cinturão favorece a revegetação de encostas urbanas, a redução das erosões e a melhoria das condições micro-climáticas da região. Com o projeto, Ipatinga possui um índice de 96 m² de área verde por habitante, oito vezes superior ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em março deste ano, iniciamos um processo de revitalização do cinturão verde ao redor da Usina. Uma equipe irá atuar no plantio de mudas de médio porte e também árvores já adultas, para que seja possível obter resultados em curto prazo. A Usiminas contratou uma empresa especializada no plantio de árvores, que nos apoiou na escolha das espécies mais indicadas para o local e finalidade.Reserva Particular do Patrimônio Natural
A Usina de Ipatinga e a Mineração Usiminas monitoram e protegem suas Áreas de Preservação Permanentes (APPs) e Reservas Legais. Em 2016, uma área de 204,13 hectares, situada em Ipatinga (MG), propriedade da Usiminas, foi reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) pelo IEF, contribuindo para a manutenção do Bioma da Mata Atlântica. A criação da RPPN Usipa é fruto de um acordo entre a Usiminas e o Ministério Público de MG, que considerou a sua importância ecológica para a região a fim de justificar a sua perpétua preservação. Uma área de vegetação nativa preservada, localizada próximo a um espaço dedicado ao lazer e prática de esportes e onde se encontra instalado um viveiro de mudas, é de grande importância também para a comunidade – tanto moradores de Ipatinga quanto das cidades vizinhas Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso.