Blog da Usiminas

Colaboradores iniciam cultivo de horta na Mineração Usiminas

Promover ações com foco no meio ambiente? Isso é coisa da Mineração Usiminas!

Com o objetivo de incentivar os cuidados e a importância dos recursos naturais, especialmente na alimentação, a Mineração Usiminas (Musa) reservou uma área da empresa, em Itatiaiuçu (MG), para a criação de uma horta com 40 canteiros. A ação faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) e prevê o cultivo das mais diversas espécies de hortaliças e condimentos orgânicos.

A gerência-geral de Sustentabilidade da Usiminas está à frente dessa iniciativa, que conta com integrantes do Grupo de Facilitadores Ambientais e apoio da empresa Preserves. A horta comunitária foi planejada em um local acessível da Musa, visando a participação de todos os colaboradores e colaboradoras, próprios e terceiros.

O projeto, que recebeu o nome de “Plantando e Colhendo na Serra Azul”, foi iniciado em abril. Os responsáveis já colocaram a mão na terra e plantaram as primeiras 800 mudas e sementes, incluindo alface, cebola, salsa, agrião, rúcula, beterraba, coentro, espinafre, brócolis, jiló, berinjela e couve-flor. Toda a produção será destinada aos colaboradores e colaboradoras, mediante cadastramento prévio.

 

O compromisso ambiental da Mineração Usiminas

A Mineração Usiminas também deu início recentemente ao Projeto Mina D`Água. O objetivo vem sendo ampliar a proteção das nascentes, córregos e matas ciliares de Itatiaiuçu e região. A iniciativa consiste em um mapeamento e da sistematização de um plano de recuperação da vegetação nativa em Áreas de Preservação Permanente (APP), por meio de alternativas como o isolamento da área com cercamento e do plantio de mudas nativas no local isolado, por exemplo.

A empresa já possui 15 mananciais mapeados (em suas áreas protegidas) e que integrarão o Projeto Mina D´Água. E o compromisso é ampliar esse número, a partir do mapeamento das nascentes e cursos d ‘água em terrenos da companhia nos municípios de Itatiaiuçu, Mateus Leme, Itaúna, Rio Manso e Brumadinho. Esse trabalho será realizado ao longo deste ano.

Quer conhecer mais sobre outras iniciativas ambientais da Usiminas? Confira!