Blog da Usiminas

A Usiminas assume várias formas de ser sustentável

A  Usiminas está comprometida com a criação de um futuro sustentável. Por isso, nos tornamos participantes do Pacto Global da ONU, que é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Isso quer dizer que também nos comprometemos com o apoio a uma abordagem preventiva aos desafios ambientais e a desenvolver iniciativas para promover ainda mais responsabilidade ambiental. E uma dessas formas é por meio do aço. Como líder do mercado de aços planos no Brasil, buscamos desenvolver produtos inovadores, que atendam a indústria com qualidade e tecnologia e que também contribuam com o meio ambiente. Exemplo disso são os aços para soluções em energias renováveis e os de alta resistência mecânica, usados principalmente pela indústria automotiva. Nesta Semana do Meio Ambiente, conheça mais sobre algumas de nossas ações que firmam nosso compromisso com a sustentabilidade: 

Leveza e menor consumo de combustível

A Usiminas investe em tecnologia que contribui para a eficiência energética dos produtos, desenvolvendo aços de alto valor tecnológico que prezam também pela sustentabilidade. Os chamados aços de alta resistência mecânica trazem importantes benefícios ambientais. Eles permitem, entre outras coisas, a construção de veículos mais leves, que consomem menos combustível e, consequentemente, geram menor emissão de poluentes.  

Energia renovável

O USI SAC Solar Power foi o primeiro aço exclusivo para o mercado de usinas fotovoltaicas, usadas nas estrururas das placas de energia solar. O principal diferencial desse aço é sua alta resistência à corrosão atmosférica, eliminando a necessidade de processos posteriores, como pintura ou galvanização. Durante sua produção, há um menor gasto energético, o que torna seu custo mais acessível e com um maior benefício ambiental.  

Usiminas Mobiliza Pelos Caminhos do Vale

Além de produzir aços tecnológicos, a Usiminas também se preocupa com o bem-estar das comunidades que vivem no entorno das nossas atividades produtivas. Com o programa Usiminas Mobiliza Pelos Caminhos do Valeo agregado siderúrgico se transforma em matéria-prima para a pavimentação de estradas rurais, melhorando a infraestrutura das cidades e a qualidade de vida dos moradores da região. Criado em 2015, o programa  já pavimentou mais de 3 mil km de estradas, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em 84 municípios do leste mineiro. Como contrapartida, as prefeituras que recebem o agregado se comprometem a implementar projetos voltados para o meio ambiente. Como a recuperação de nascentes, com o Mobiliza Todos pela Água que já mapeou 4.715 nascentes e tem 1.329 nascentes em processo de recuperação.  

Mineração em dia com a sustentabilidade

A Mineração Usiminas também se preocupa com a preservação do meio ambiente e promove ações voltadas para a sustentabilidade. O projeto Mina D’Água, por exemplo, é um plano de recuperação da vegetação nativa em Áreas de Preservação Permanente, com cercamento e plantio de mudas em local isolado. Tem como objetivo colaborar com o equilíbrio do ecossistema e conservação dos recursos hídricos das áreas preservadas. Além disso, a Musa também tem o projeto de implantação do Sistema de Disposição de Rejeitos Filtrados, também conhecido como Dry Stacking, que encerrará o ciclo de uso das barragens para a disposição dos rejeitos gerados no processo de beneficiamento de minério. Vale lembrar ainda que o processo de descaracterização da Barragem Minas Oeste (Somisa) foi finalizado no início deste ano, o que significa que  ela já não recebe rejeitos e/ou sedimentos, deixando de possuir características ou de exercer a função de barragem.  Quer saber mais sobre nosso compromisso com o meio ambiente? Conheça nossas metas sustentáveis.