Blog da Usiminas

Conheça os compromissos da Usiminas com o Pacto Global da ONU

O compromisso com a sustentabilidade sempre esteve entre as principais estratégias da Usiminas. Pensando nisso, a Usiminas se tornou participante do Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. 

Os participantes do Pacto fazem um compromisso para contribuir com a divulgação e proteção de 10 Princípios Universais derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.

Conheça mais sobre os dez princípios e o que a Usiminas tem feito para cumprir com cada um deles:

Princípios de Direitos Humanos

  1. Respeitar e proteger os direitos humanos;
  2. Impedir violações de direitos humanos;

Princípios de Direitos do Trabalho

  1. Apoiar a liberdade de associação no trabalho;
  2. Abolir o trabalho forçado;
  3. Abolir o trabalho infantil;
  4. Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho;

Princípios de Proteção Ambiental

  1. Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
  2. Promover a responsabilidade ambiental;
  3. Encorajar tecnologias que não agridem o meio ambiente.

Princípio contra a Corrupção

  1. Combater a corrupção em todas as suas formas inclusive extorsão e propina.

 

Direitos Humanos

As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente e assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

Com nosso programa de Diversidade e Inclusão, a Usiminas reforça nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, pregando em nossa empresa a importância da proteção dos direitos humanos para todos. 

Trabalho 

As empresas participantes do Pacto devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva, a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório, abolição efetiva do trabalho infantil e eliminar a discriminação no emprego.

Dentro de nossas empresas Usiminas temos o Programa Integridade, uma forma de canal aberto para recebimento e tratamento de denúncias de assédio moral e sexual. 

Meio ambiente

Na temática meio ambiente do Pacto, as empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais, desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental e incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

Dentre nossas inúmeras iniciativas voltadas para o meio ambiente, uma que se destaca é o programa Mobiliza. O Mobiliza Pelos Caminhos do Vale transforma o co-produto do aço em pavimentação de estradas rurais das comunidades onde estamos com nossas atividades produtivas. Já o Todos pela Água, já recuperou 4.500 nascentes na região do Vale do Aço e do leste mineiro.

Política Anticorrupção 

De acordo com este princípio do Pacto, as empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina. O compromisso da Usiminas com este tema está expresso na Norma Corporativa de Sustentabilidade e em todo o seu Programa de Integridade. Estes instrumentos direcionam a ação da Companhia, estabelecendo ações afirmativas e instrumentos de controle, em caso de violações.

Para conhecer um pouco mais sobre essas iniciativas e sobre outras ações da Usiminas dê o play:

 

Quer saber mais sobre nossas ações sustentáveis? Conheça nossa página de sustentabilidade.