Blog da Usiminas

Mobiliza todos pela água

Em live, Usiminas reforça a importância da preservação de nascentes

Na tarde da última segunda-feira (22), Dia Mundial da Água, a Usiminas promoveu a live de abertura do Programa Usiminas Mobiliza Todos Pela Água para que os representantes das cidades participantes pudessem conhecer melhor a iniciativa, o planejamento para 2021 e um pouco sobre gestão e segurança de recursos hídricos.

A live contou com a presença de André Chaves, gerente geral corporativo de Sustentabilidade da Usiminas; Lucas Lima, gerente geral de Meio Ambiente da Usiminas em Ipatinga e Cubatão; Alessandro de Sá, diretor do Instituto Interagir; Albson Alvarenga, secretário executivo do CIMVA; e da mestre em Engenharia Industrial, Viviane Macedo.

Em seus 58 anos de atuação no mercado, a Usiminas se preocupa e trabalha para manter uma agenda séria de sustentabilidade, reforçando a responsabilidade com o uso dos bens naturais que envolvem suas atividades produtivas. “Essa sustentabilidade é construída no dia a dia. Hoje, já temos tecnologias que recirculam 95% da água utilizada em nossas indústrias”, afirma André Chaves.

Usiminas Mobiliza

Em 2018, a Usiminas em parceria com o Consórcio Intermunicipal  Multifinalitário do Vale do Aço (CIMVA) e o Instituto Interagir, desenvolveu o Programa Usiminas Mobiliza Todos Pela Água. Essa iniciativa é realizada em conjunto com o Programa Usiminas Mobiliza Pelos Caminhos  do Vale, que fornece agregado siderúrgico para 84 municípios do Leste de Minas.

Esse material é destinado para a pavimentação de estradas rurais e, em contrapartida, os municípios se comprometem com o desenvolvimento de programas socioambientais em prol das comunidades.

O Usiminas Mobiliza Todos Pela água tem como objetivo dar suporte técnico hidroambiental aos municípios integrantes do programa por meio de metodologias de proteção e recuperação de nascentes e matas ciliares. Além disso, oferece práticas e medidas de desenvolvimento sustentável, visando a segurança hídrica desses municípios.

A metodologia do projeto propõe mapear, recuperar e proteger as nascentes dos municípios integrantes para gerar maior produção de água, enriquecendo o nível da bacia do rio Doce e suas sub-bacias. Também é possível planejar e fomentar a implantação de viveiros municipais que servirão para o fornecimento de mudas destinadas à recuperação das matas ciliares dos municípios integrantes do projeto.

Resultados do Mobiliza Todos Pela Água:

  • 4715 nascentes identificadas e mapeadas
  • 3350 laudos técnicos das nascentes mapeadas
  • 1329 nascentes protegidas e áreas de preservação permanente consolidadas
  • 25,5 mil mudas doadas
  • 224 profissionais de prefeituras  capacitados
  • 30 oficinas de recuperação de nascentes
  • Prêmio Hugo Werneck 2018 por ação de conservação da água
  • III Prêmio de Boas Práticas Ambientais 2019 SEMAD-MG

Gestão e Segurança de Recursos Hídricos

O acesso à água, infelizmente, não é uma situação universal apesar de ser um direito de todos. Promover a segurança hídrica é contribuir com a manutenção da vida e deve ser o foco principal daqueles que realizam a gestão dos recursos hídricos, assim como de toda a sociedade.

Mobiliza todos pela água

Em sua participação, a especialista em recursos hídricos Viviane Macedo falou do ciclo da água desde o início, mostrando como as intervenções humanas podem impactar e prejudicar a abundância desse insumo tão importante para a nossa sobrevivência. Dependendo de sua capacidade de produção, a água pode passar a não ser renovável, se tornando inconsumível. Por isso, é essencial que façamos nossa parte para cuidar e preservar esse recurso.

A Usiminas se preocupa e trabalha para conscientizar e melhorar a qualidade de vida das comunidades que vivem ao redor de nossas atividades produtivas. O Mobiliza Todos Pela Água e Pelos Caminhos do Vale são apenas algumas de nossas iniciativas ambientais que reforçam nosso compromisso e resultados com a sustentabilidade.

Quer conhecer mais? Confira nossas outras iniciativas no site.