
Mineração Usiminas amplia proteção às nascentes
A Mineração Usiminas (Musa) dará início, nas próximas semanas, à execução do Projeto Mina D`Água. O objetivo é ampliar a proteção das nascentes, córregos e matas ciliares de Itatiaiuçu e região. A iniciativa consiste em um mapeamento e da sistematização de um plano de recuperação da vegetação nativa em Áreas de Preservação Permanente (APP), por meio de alternativas como o isolamento da área com cercamento e do plantio de mudas nativas no local isolado, por exemplo.
A empresa já possui 15 mananciais mapeados (em suas áreas protegidas) e que integrarão o Projeto Mina D´Água. E o compromisso é ampliar esse número, a partir do mapeamento das nascentes e cursos d ‘água em terrenos da companhia nos municípios de Itatiaiuçu, Mateus Leme, Itaúna, Rio Manso e Brumadinho. Esse trabalho será realizado ao longo deste ano.
“A partir da reconstituição das matas ciliares, é favorecida a recarga do lençol freático (caixa d’água subterrânea), que alimenta as nascentes e cursos d’água, evitando o seu secamento. Além disso, a recuperação da biodiversidade do local preservado favorecerá a criação de corredores ecológicos e do reabastecimento dos lençóis freáticos, a partir do plantio das árvores e da proteção dessas áreas”, explica o gerente de Meio Ambiente da Musa, Guilherme Silvino.
Com a restauração dessas áreas, a Musa quer proporcionar o equilíbrio do ecossistema e a conservação dos recursos hídricos, quantitativamente e qualitativamente, beneficiando diretamente os moradores das áreas adjacentes. “A nossa proposta é promover ações sustentáveis, com o envolvimento das comunidades, visando contribuir para a qualidade de vida da população, sempre com o olhar voltado para o futuro. Reforçamos o nosso compromisso com o lançamento dessa importante iniciativa”, afirma a gerente-geral de Sustentabilidade da Musa, Marina Magalhães.