Blog da Usiminas

Projeto Mina D´Água promove a recuperação dos mananciais por meio da reconstituição da vegetação, cercamento e plantio de mudas nativas

Mineração Usiminas amplia proteção às nascentes

A Mineração Usiminas (Musa) dará início, nas próximas semanas, à execução do Projeto Mina D`Água. O objetivo é ampliar a proteção das nascentes, córregos e matas ciliares de Itatiaiuçu e região. A iniciativa consiste em um mapeamento e da sistematização de um plano de recuperação da vegetação nativa em Áreas de Preservação Permanente (APP), por meio de alternativas como o isolamento da área com cercamento e do plantio de mudas nativas no local isolado, por exemplo.

A empresa já possui 15 mananciais mapeados (em suas áreas protegidas) e que integrarão o Projeto Mina D´Água. E o compromisso é ampliar esse número, a partir do mapeamento das nascentes e cursos d ‘água em terrenos da companhia nos municípios de Itatiaiuçu, Mateus Leme, Itaúna, Rio Manso e Brumadinho. Esse trabalho será realizado ao longo deste ano.

“A partir da reconstituição das matas ciliares, é favorecida a recarga do lençol freático (caixa d’água subterrânea), que alimenta as nascentes e cursos d’água, evitando o seu secamento. Além disso, a recuperação da biodiversidade do local preservado favorecerá a criação de corredores ecológicos e do reabastecimento dos lençóis freáticos, a partir do plantio das árvores e da proteção dessas áreas”, explica o gerente de Meio Ambiente da Musa, Guilherme Silvino.

Com a restauração dessas áreas, a Musa quer proporcionar o equilíbrio do ecossistema e a conservação dos recursos hídricos, quantitativamente e qualitativamente, beneficiando diretamente os moradores das áreas adjacentes. “A nossa proposta é promover ações sustentáveis, com o envolvimento das comunidades, visando contribuir para a qualidade de vida da população, sempre com o olhar voltado para o futuro. Reforçamos o nosso compromisso com o lançamento dessa importante iniciativa”, afirma a gerente-geral de Sustentabilidade da Musa, Marina Magalhães.

Benefício para toda a sociedade

O Projeto “Mina D’água” buscará o envolvimento dos empregados da Musa e da sociedade nas ações, promovendo a conscientização sobre a importância de preservar, economizar e recuperar os recursos hídricos. Trata-se, portanto, de mais uma ação para estimular a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável da região.

A atuação do Programa “Mina D’água” relaciona-se com três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030: água potável e saneamento; ação contra a mudança global do clima e vida terrestre.

Dia Mundial da Água

Para marcar o lançamento do projeto, a empresa realizaria na próxima segunda-feira, 22 de março, um evento simbólico, em comemoração ao Dia Mundial da Água. Porém, com o agravamento da pandemia e o decreto da Onda Roxa pelo governador de Minas Gerais, impondo medidas ainda mais restritivas para garantia da saúde e segurança da população, a celebração da data foi adiada.

“O Projeto Mina D´Agua traduz, a um só tempo, várias das premissas da Mineração Usiminas em relação à sustentabilidade: transparência, ações diretas em benefício de toda a sociedade e, principalmente, nosso compromisso em trabalhar junto com o máximo de pessoas e entidades, para potencializar os resultados”, conclui o diretor presidente da Mineração Usiminas, Carlos Rezzonico.